29/03/2024 04:43:35

Geral
31/08/2019 17:00:00

Uso inadequado de celulares pode desenvolver uma geração corcunda


Uso inadequado de celulares pode desenvolver uma geração corcunda

De acordo com estudos da chefe do departamento de cirurgia da coluna do New York Spine Surgery & Rehabilitation Medicine, nos EUA, a postura no momento de utilizar o celular pode causar inflamações no tecido do pescoço. Isso acontece devido ao fato de que o indivíduo inclina a cabeça para baixo com muita frequência.

Segundo especialistas, a cabeça de uma pessoa adulta pesa por volta de quatro a cinco quilos e meio, isso dentro de um ângulo normal. No entanto, ao incliná-la em um ângulo de 15 graus, o peso transmitido ao pescoço é de 12 quilos, podendo chegar a 27 kg no caso de  um ângulo de 60 graus. Todo esse processo contribui para a alteração do esqueleto humano, podendo surgir um novo osso no crânio.

Os dados do estudo mostram que a população jovem é a mais atingida pela síndrome do pescoço de SMS, na qual o tempo de posicionamento gira entre 700 e 1400 horas, o que leva os tecidos do pescoço a inflamarem, ocasionando tensão muscular e alterando sua curvatura.

Como prevenir dores no pescoço e na coluna devido ao mal-uso do celular

De acordo com os ortopedistas, a má postura é uma das principais causas de problemas crônicos na coluna. São vários os fatores que contribuem para esse mal, como o uso inadequado dos smartphones.

Ter uma postura correta pode ajudar evitar esse tipo de problema, mas, para isso, é necessário tomar algumas precauções, como olhar para a tela do dispositivo móvel com o pescoço ereto, por exemplo.

Já para as pessoas que trabalham sentadas, o ideal é manter os braços sempre alinhados e apoiados na mesa em um ângulo de 90º, além de evitar debruçar-se sobre ela.

Outro ponto que precisa de uma atenção especial é o caso de pessoas que passam horas jogando, fazendo publicações em redes sociais ou mesmo visualizando mensagens. Nesses casos, o ideal é pausar essas atividades por um intervalo de 20 a 30 minutos para descansar.

Mudanças de hábitos no cotidiano podem ajudar na prevenção desses incômodos. Algumas delas:

  • Evitar usar o celular com a cabeça inclinada para baixo;
  • Praticar exercícios frequentemente;
  • Alongar o pescoço, tanto para a direita, quanto para a esquerda;
  • Prefira colchões que mantenham a coluna ereta;
  • Evite permanecer por muito tempo na mesma posição;
  • Evite atender o celular apoiando-o nos ombros.

Problemas causados pelo uso inadequado do smartphone

A cada dia que passa, aumentam os casos relacionados à postura inadequada devido ao uso frequente de celulares de modo incorreto. Dentre os problemas causados por essa má ação estão:

  • Dores de cabeça ligadas às tensões musculares da nuca e pescoço;
  • Forte dor na coluna cervical;
  • Dores nas costas e nos ombros.

Diante de quadros como esses, o fisioterapeuta é primordial para tratamentos de dores e problemas similares. Por isso, no caso de pessoas que estão sofrendo com esse tipo de problema, é importante procurar uma clínica especializada, com profissionais capacitados para ministrarem os procedimentos de fisioterapia adequados a cada situação.

A SM Care é uma clínica especializada em fisioterapia que dispõe de diversos serviços de reabilitação de lesões. A empresa conta com equipes de profissionais altamente capacitados em diferentes técnicas e especialidades terapêuticas, prestando serviços de clínica de fisioterapia em SP de qualidade reconhecida.

Website: http://smcare.com.br/

Terra

 
 
 


Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News