26/04/2024 12:47:23

Economia
31/08/2019 12:00:00

IBGE: Brasil escapa da recessão com crescimento de 0,4% no segundo trimestre


IBGE: Brasil escapa da recessão com crescimento de 0,4% no segundo trimestre

A economia brasileira cresceu 0,4% no segundo trimestre em relação ao primeiro, evitando a recessão, após ter se contraído 0,2% no período de janeiro a março, informou nesta quinta-feira o IBGE.

A expansão é superior à estimativa média de 0,2% estabelecida por 31 analistas consultados pelo jornal Valor.

"É uma surpresa extremamente positiva e nos forçará a rever nossas projeções", disse o economista André Perfeito, em nota da Necton.

Comparado com o segundo trimestre de 2018, o crescimento foi de 1%.

A expansão do segundo trimestre em relação ao primeiro foi assegurada pela indústria (+0,7) e serviços (+0,3%), que compensaram uma contração da agricultura (-0,4%).

Do lado da oferta, destacaram-se os investimentos (formação bruta de capital fixo), que cresceram 3,2% (+5,2% em 12 meses), após dois trimestres de retração.

O PIB brasileiro cresceu "o dobro do previsto pelos jornais/especialistas e o melhor resultado em 6 anos para o período. Aos poucos o Brasil vai saindo do buraco que o PT o colocou e retomando o crescimento", afirmou o presidente Jair Bolsonaro pelo Twitter.

A maior economia da América Latina até hoje não se recuperou plenamente, após dois anos de severa recessão (2015-2016) e outros dois com crescimento fraco (+1,1% em 2017 e 2018).

Neste ano, segundo previsões do governo e do mercado, a expansão será de apenas 0,8%. O valor é bem inferior às projeções do começo do ano, quando Bolsonaro chegou ao poder, de um crescimento de 2,5%.

O resultado do trimestre "surpreendeu, não só pelo número, mas pela composição", disse à AFP Mauro Rochlin, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro.

Os motores foram "serviços e indústrias, e as indústrias de transformação e da construção civil tiveram um bom desempenho", com forte necessidade de mão de obra, em um país que tem 12 milhões de desempregados, acrescentou.

AFP



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News