21/10/2019 04:21:29

Saúde
30/08/2019 11:00:00

Parestesia tem solução: pesquisa busca voluntários para tratamento


Parestesia tem solução: pesquisa busca voluntários para tratamento

A Faculdade de Odontologia (FO) da USP está procurando pessoas que tiveram parestesia (perda de sensibilidade) na língua após tirar o dente do siso para participarem como voluntários de uma pesquisa clínica. 

É comum que algumas pessoas passem a sentir sensação de anestesia em parte da língua após passarem pela cirurgia de retirada do dente do siso. É o que explica a pesquisadora e cirurgiã-dentista Viviane Catarina Pereira. “O nervo lingual possui variações de tamanho e posição em cada pessoa, além de não possuir visibilidade por meio do raio X. Então é comum que a anestesia seja aplicada nele, o que pode causar a parestesia”, esclarece. 

O paciente com esse problema acaba não sentindo um lado da língua, além de perder o paladar dessa região. “Pode também chegar a morder a língua, já que perde o controle motor da área”, acrescenta Viviane. A notícia positiva é que existe tratamento para reverter essa condição, em alguns casos, com volta de 100% da sensibilidade.

Na pesquisa promovida pela FO, os voluntários receberão um tratamento feito com laser para combater a sensação. Segundo Viviane, que conduz a investigação, esse laser possui diferentes intensidades de energia e todas elas são eficazes no tratamento. O que a pesquisa busca responder é: qual dessas intensidades seria a mais eficaz para tratar a parestesia? 

Para participar da pesquisa, os pacientes precisam atender a alguns pré-requisitos, como não ter passado por tratamento de parestesia recentemente, não estar tomando medicamentos que alterem o paladar, não ser gestante, entre outros. Será feita uma avaliação para selecionar os participantes. Os que não se enquadrarem nas exigências da pesquisa não ficarão sem tratamento e devem, também, procurar a FO. 

Os pacientes voluntários passarão por 16 sessões, além de algumas avaliações para verificar o progresso de recuperação. Não haverá nenhum custo. Para participar, basta entrar em contato por meio dos telefones (11) 3091-7645 ou (11) 3091-8455 e informar o interesse em participar. 

https://jornal.usp.br/



Enquete
Você é conta ou favorável ao Concurso Público da Prefeitura de União dos Palmares?
Total de votos: 14
Google News