26/04/2024 07:06:52

Política
26/08/2019 13:00:00

Postura do Brasil sobre Amazônia prejudica Eduardo na embaixada nos EUA


Postura do Brasil sobre Amazônia prejudica Eduardo na embaixada nos EUA

As chamas na Amazônia, que fazem os olhos do mundo se voltarem para o Brasil mais uma vez, chamuscam a imagem da família Bolsonaro, não apenas a respeito da condução da política ambiental, mas também colocam em risco a “candidatura” de Eduardo à embaixada do Brasil nos Estados Unidos. 

A avaliação foi feita ao HuffPost entre a noite de quinta (22) e a manhã desta sexta-feira (23) por diplomatas brasileiros, tanto na ativa quanto aposentados, e senadores. É ao Senado Federal que cabe avalizar o nome do deputado federal para o cargo caso Bolsonaro insista no desejo de designar o 03 como embaixador.

Desde quinta, Eduardo Bolsonaro tem usado as redes sociais para marcar posição e tomar partido do pai, que atacou o presidente da França, Emmanuel Macron. No Twitter, chegou a compartilhar um vídeo em que o mandatário francês é chamado de “idiota”.

O vídeo é do youtuber Bernardo Kuster, que volta e meia aparece na timeline de bolsonaristas, e foi publicado em 3 de dezembro. Na publicação, Kuster diz que os manifestantes franceses criticam Macron por ele “ser entregue à força de outros países e a acordos internacionais”, por meter o “bedelho” e ser “tão politicamente correto internacionalmente”.  

O francês convocou os integrantes do G7 a discutirem as queimadas na Amazônia, classificou os incêndios como “criminosos” e disse que há uma “crise internacional”. Para o Planalto, há uma ameaça sem sentido. 

Na quinta, em sua live semanal, Jair Bolsonaro voltou a afirmar que os dados divulgados sobre o desmatamento na região amazônica são “mentirosos”. Só em julho deste ano, houve um aumento de 278% no desmate em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

“Tinha uma pessoa lá que gostava de divulgar dados mentirosos”, afirmou. No início do mês, irritado com os índices, o presidente exonerou o diretor do instituto Ricardo Galvão, que tinha mandato.

Logo após a live, Bolsonaro fez um post nas suas redes sociais em que foi mais explícito, atacando diretamente o presidente francês. 

Eduardo chamuscado

Senadores ouvidos pelo HuffPost mencionaram esse post específico para falar da postura de Jair Bolsonaro sobre a Amazônia como um todo. A partir disso, ressaltaram o “apoio irrestrito” de Eduardo ao pai. O deputado também encheu a timeline de mensagens sobre as chamas na floresta, “mas abordando polêmicas, e não soluções”.  

“Isso não é postura de embaixador”, disse um senador da oposição. Para esse parlamentar, se o placar de votação no Senado estava apertado, deve ter afrouxado com a polêmica da qual “Eduardo fez questão de participar”. 

Um aliado que vinha trabalhando nos bastidores pelo filho 03 do presidente lamentou o envolvimento dele com o assunto: “Ele não tratou o caso de forma diplomática, que era o que se esperava dele nesse momento em que, ao que tudo indica, está prestes a passar por uma sabatina aqui [no Senado]”. 

A postura repercutiu mal até entre amigos do filho do presidente. “A sabatina pode se transformar em um massacre.”

Se a indicação para a embaixada brasileira nos Estados Unidos for formalizada, como Eduardo garante que será, os senadores fazem uma espécie de entrevista com ele na Comissão de Relações Exteriores 
(CRE) e, em seguida, o nome dele é encaminhado para votação no plenário. 

“Se antes já estava difícil, agora acho que ele perde com ampla maioria”, acrescentou um outro aliado de Eduardo Bolsonaro. 

O corpo diplomático brasileiro também foi pego de surpresa com a postura do deputado. “Nunca vi um diplomata se portar dessa forma. Eles dizem que estamos em novos tempos. Mas o embate, a deseducação, a polêmica… Esses caminhos não são seguros. Ainda mais para uma pessoa na posição em que ele quer estar”, disse ao HuffPost um integrante da diplomacia. 

https://www.huffpostbrasil.com



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News