26/04/2024 12:56:13

Especial
19/08/2019 17:00:00

73% das mulheres ainda estão confusas sobre o que é a vulva

Eis um diagrama para você repassar as aulas de biologia que não teve na escola.


73% das mulheres ainda estão confusas sobre o que é a vulva

Periquita, xoxota, vagina... Inúmeros termos são usados para se referir à genitália feminina, mas parece que muita gente ? em especial as próprias mulheres ? ainda está confusa em relação ao que acontece lá embaixo.

Cerca de 73% das mulheres não sabem tecnicamente o que é a vulva, segundo uma pesquisa do Bodyform, marca britânica de produtos femininos.

O termo se refere ao conjunto das partes externas dos órgãos genitais femininos. Mas muita gente usa “vagina” como um termo genérico, o que pode confundir um pouco as coisas na hora de conhecer melhor o próprio corpo.

ADENE SANCHEZ VIA GETTY IMAGES
Uma em cada 10 mulheres afirmou ter ouvido comentários negativos de parceiros a respeito do aspecto da vulva.

Em parceria com a ONG Brook, a Associação Britânica de Ginecologia Pediátrica e Adolescente criou um “guia da vulva” para adolescentes e jovens mulheres.

Mas, para adultas de todas as idades que precisam repassar as aulas de biologia, o diagrama abaixo pode ajudar.

A vulva é composta por todos os órgãos externos, incluindo o monte de púbis, os lábios maiores e menores, o clitóris e as aberturas externas da uretra e da vagina (veja abaixo).

BRITSPAG
Monte de púbis, os lábios maiores e menores, o clitóris e as aberturas externas da uretra e da entrada do canal vaginal.

Depois de mostrado o que é uma vulva, 61% das mulheres entrevistadas na pesquisa afirmaram acreditar que a sociedade as pressiona a garantir que sua vulva tenha uma determinada aparência.

Mais de quatro em cada dez (42%) disseram sentir vergonha de suas vulvas, um número que chega a chocantes 63% entre as mulheres de 18 a 24 anos.

Uma em cada 10 mulheres afirmou ter ouvido comentários negativos de parceiros a respeito do aspecto da vulva, e quase metade disse sentir vergonha de mostrá-la – incluindo para médicos e ginecologistas.

A pesquisa fez parte da campanha “Viva La Vulva”, da Bodyform, que tem o objetivo de incentivar as mulheres a saber mais sobre seus corpos e a reconhecer que toda mulher é diferente ? e que isso não é um problema.

Kelly Trombley, fundadora do projeto Know Your Vulva (Conheça sua vulva, em tradução livre), diz que chamar a vulva pelo seu nome correto é o primeiro passo para acabar com a opressão e a vergonha em relação ao corpo feminino.

“Nossa cultura vê a vulva como uma parte do corpo sem muita agência. É um lugar para colocar o pênis ou dar à luz a um bebê. É um lugar para depilar, limpar e deixar cheiroso para os outros”, escreveu ela num blog para o HuffPost UK.

“Vulva é uma palavra ‘anatômica’ só porque é assim que a mantêm, escondida atrás de uma grande camada de vergonha e opressão em torno da sexualidade feminina.”

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost UK e traduzido do inglês.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News