26/04/2024 04:28:58

Educação
15/08/2019 15:00:00

O que estudar para o Encceja? Veja dicas para fazer a revisão


O que estudar para o Encceja? Veja dicas para fazer a revisão

Com recorde de candidatos inscritos, a edição de 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será realizada em 25 de agosto. A pouco menos de duas semanas das provas, ainda dá tempo de revisar conteúdos.

O exame é aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é destinado a jovens e adultos que não concluíram o ensino na idade esperada. A participação é gratuita. Podem fazer o Encceja do ensino fundamental quem tem a partir de 15 anos e não estudou até o nono ano. Já o Encceja do ensino médio é destinado a pessoas com 18 anos ou mais que não concluíram os três anos de ensino médio.

Neste ano, 2.973.375 pessoas estão inscritas, um aumento de 75% em relação à edição de 2018.

O que estudar para o Encceja?

O Encceja tem um formato parecido com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com provas divididas não por disciplinas, mas por áreas do conhecimento. Porém, as provas têm menos questões e são voltadas menos para a seleção de candidatos concorrentes, como um vestibular, e mais para a classificação de candidatos interessados em conseguir o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do médio.

Veja abaixo dicas e links para materiais de estudo gratuitos oferecidos pelo Inep:

Encceja do ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIAS NATURAIS

HISTÓRIA E GEOGRAFIA

LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA ESTRANGEIRA, ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News