26/04/2024 17:09:58

Geral
14/08/2019 19:30:00

Comitiva de Alagoas reúne centenas de mulheres na Marcha das Margaridas


Comitiva de Alagoas reúne centenas de mulheres na Marcha das Margaridas

comitiva de Alagoas na Marcha das Margaridas, manifestação de mulheres camponesas que acontece hoje e nesta quarta-feira (14), em Brasília, está composta por 475 participantes de todas as regiões do Estado. Nesta terça, aconteceu a abertura solene, no Parque do Povo, e à noite está prevista solenidade com lideranças políticas que apoiam a causa. Muitas caravanas chegam ao local vindas de toda as regiões do país.

Nesta terça-feira, durante todo o dia, haverá encontros preparatórios para a manifestação pela Explanada dos Ministérios programada para amanhã. A marcha, realizada a cada quatro anos desde 2000, tem como tema "Margaridas na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre da violência".

 

Segundo a coordenadora-geral da marcha 2019, Maria José Morais Costa, a Mazé, a preparação da manifestação tem início dois anos antes de sua realização com o processo de formação, mobilização e construção na base. Após este primeiro passo, conforme destaca, são definidos o caráter e os eixos temáticos levados a Brasília por mulheres agricultoras representantes de comunidades do campo, florestas e das águas. Todas buscam igualdade e "lutam contra a exploração, a diminuição e todas as formas de violência".

"As mulheres passam praticamente dois anos discutindo, fazendo o processo de formação na base. Termina uma marcha e já vão pensando na próxima. Faltando dois anos para a manifestação, já começam a intensificar esse processo. Envolve não só as 100 mil que vêm à Brasília, mas milhares de outras por todo o canto do país e do mundo, que sabem o que é a Marcha das Margaridas", reforça Mazé, que atua como secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais Agricultoras Familiares da Confederação Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), entidade apoiadora do evento.

No manifesto proposto por Mazé, ela afirma que "não baixaremos a guarda, pois, dentre outras coisas, estão em jogo nossas vidas, a democracia, o patrimônio do povo brasileiro, a agricultura familiar e os bens comuns da natureza. O Brasil e a democracia, mais do que nunca, precisam da Marcha das Margaridas".

A Marcha das Margaridas, conforme os organizadores, envolve 27 federações e mais de 4 mil sindicatos filiados à Contag, que promove as marchas com parceria e apoio de movimentos feministas, de mulheres trabalhadoras, centrais sindicais e organizações internacionais.

Gazetaweb



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News