29/03/2024 13:03:16

Especial
13/08/2019 20:00:00

Groselha: Conheça a poderosa frutinha que tem mais vitamina C do que a laranja

O xarope de groselha, bebida que marcou muitas gerações, vem de uma frutinha rica em nutrientes.


Groselha: Conheça a poderosa frutinha que tem mais vitamina C do que a laranja
Ilustração

Xarope de groselha é uma das bebidas que marcaram a infância de muita gente. Com um gosto bem açucarado, o xarope podia ser utilizado em diversas receitas, como raspadinhas, bolos e sobremesas, além de ser consumido puro com água ou leite. 

Mas, você sabia que, na verdade, a groselha é uma fruta? E não qualquer uma: a frutinha com sabor azedinho é rica em nutrientes. 

Nativa da Europa, a fruta pode ser preta, verde ou vermelha, sendo a última mais comum no Brasil. A groselheira é uma planta arbustiva e chega a ter 6 metros de altura. 

ALTER_PHOTO VIA GETTY IMAGES

Na Europa, os frutos são produzidos no verão, entre julho e agosto. Enquanto aqui o xarope é famoso, por lá as frutinhas são mais consumidas ao natural e utilizadas também em conservas ou geléias e na culinária.

Rica em vitaminas, a groselha contém mais vitamina C do que a laranja, além de ter potássio, caroteno, antioxidantes, ferro, fósforo, magnésio e vitamina E. Por estes nutrientes, seus benefícios para a saúde humana é proteger a visão, melhorar o sistema imunológico e previnir o envelhecimento precoce. 

As frutinhas também são indicadas no combate a diabetes. Rica em crômio, ela ajuda a equilibrar o metabolismo dos carboidratos e ajuda a regular a produção de insulina. 

A groselha também é pouco calórica ? 100 gramas de groselha tem cerca de 50 calorias. Além de vitaminas e minerais, ela contém fibras, que ajudam a regular o intestino e a dar sensação de saciedade. 

Contudo, vale destacar que, por ser ácida, deve ser consumida com moderação por pessoas que têm gastrites ou úlceras e demais problemas estomacais. 

Já o xarope de groselha precisa de maior moderação, uma vez que é uma bebida concentrada, rica em açúcares. 

https://www.huffpostbrasil.com



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News