28/03/2024 06:45:51

Mundo
12/08/2019 18:00:00

Primárias argentinas: vitória de Fernández e Kirchner já definiu as eleições?


Primárias argentinas: vitória de Fernández e Kirchner já definiu as eleições?

Depois de quatro anos de governo Macri, os militantes do kirchnerismo voltaram a viver momentos de euforia neste domingo (11). No centro da campanha de Alberto Fernández e Cristina Kirchner, sua vice, centenas de pessoas comemoraram a vitória de Alberto Fernández nas primárias argentinas.

Embora o resultado não garanta de completo a vitória, Alberto Fernández recebeu 47% dos votos no pleito, contra 32% de Mauricio Macri. Vale lembrar que nas primárias de 2015 a chapa de Mauricio Macri somou menos do que a de seu oponente Daniel Scioli. No entanto, Mauricio Macri venceu Daniel Scioli no segundo turno.

As emoções dos militantes seguiram-se por horas. Embora o centro de campanha de Fernández não tenha contado com a presença de Cristina Kirchner.

 

Enquanto chegavam os resultados das bocas de urna, o governo não publicava os dados oficiais. Estes deveriam ter sido publicados às 21h00 (horário de Brasília). Com 30 minutos de atraso, os representantes do peronismo kirchnerista Felipe Solá e Martín Recalde exigiram a publicação dos dados da apuração.

Assim que os resultados foram anunciados foi festa total. A sensação de estar mais perto da vitória levou muitos argentinos ao delírio. Danças, selfies, gritos e abraços encheram o centro da campanha de Alberto Fernández e Cristina Kirchner.

Os resultados iniciais mostravam uma diferença de 15 pontos quando 50% das urnas já haviam sido apuradas.

Às 22h30 (horário de Brasília), o presidente argentino reconheceu o resultado das primárias, dizendo que sua chapa havia feito uma "má eleição".

Às 23 horas (horário de Brasília), a ex-presidente Cristina Kirchner se comunicou com seus militantes por vídeo.

"Estamos contentes porque assim como estamos não estamos bem, não estamos vivendo bem, deixamos de ser felizes, são anos demais de dificuldades", disse a ex-presidente.

 

Na continuação da festa, subiu ao palco Axel Kicillof e Verónica Magario, candidatos a governador e vice-governadora, respectivamente, da província de Buenos Aires. Ambos conseguiram quase 50% dos votos. Subiram também ao palco o filho da ex-presidente e candidato a deputado Máximo Kirchner e o deputado Sergio Massa.

"Esta campanha foi feita de baixo para cima com a ajuda de todos os companheiros buenairenses, que nunca baixaram os braços. Este triunfo diz que a maioria quer pôr a província em marcha. Queremos representar a todos", disse Axel Kicillof.

Ao final do evento, Alberto Fernández recebeu a palavra. Emocionado, o candidato disse do que a Argentina precisa.

"A Argentina necessita de um país integrado e não de um país onde alguns disfrutam e outros carecem. A Argentina se deu conta de que a mudança éramos nós e não eles", disse Alberto Fernández após anos esperando esse momento.

https://br.sputniknews.com/



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News