24/04/2024 18:02:13

Educação
12/08/2019 15:30:00

Formação e carreira dos profissionais da Educação serão debatidos na ALE


Formação e carreira dos profissionais da Educação serão debatidos na ALE

A avaliação e o monitoramento do Plano Estadual de Educação (PEE) em relação à formação, valorização e carreira dos profissionais da área serão discutidos durante sessão especial, proposta pela deputada Jó Pereira, na próxima segunda-feira (12), às 15h, no plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas.

Na ocasião, Ricardo Lisboa Martins, superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), apresentará os dados referentes ao cumprimento de metas do PEE e o panorama da formação dos profissionais da educação pública em Alagoas. Já o presidente Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Milton Canuto de Almeida, fará uma explanação sobre o tema do encontro.

Essa é a segunda de uma série de sessões especiais sobre o PEE, em vigor até 2025, tendo a primeira delas ocorrido em março deste ano, com o tema “Educação infantil. Direito da criança, obrigação de todos”.

Lembrando que há cinco anos o país gastou tempo, energia e recursos para construção do Plano Nacional de Educação (PNE) e, posteriormente, para construção dos planos estaduais e municipais, Jó frisou a necessidade da avaliação e do acompanhamento das metas desses planejamentos e chamou a atenção para o reflexo direto da formação e da valorização dos profissionais da área na qualidade da educação ofertada às crianças e adolescentes.

“É importante discutirmos o PEE, que traz muitos desdobramentos, enquanto instrumento de gestão, por isso estamos realizando essas sessões especiais. O Plano Estadual é o mais importante planejamento que Alagoas pode ter na área e é por meio dele que conseguiremos garantir, por exemplo, que as crianças estejam em um ambiente de educação integral, sendo a elas proporcionados conhecimento, condição de alimentação e bem-estar social”, frisou a parlamentar.

Devem participar da sessão, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), União Nacional dos Conselheiros Municipais de Educação (UNCME), Seplag, Ufal, Uneal, de outras universidades e faculdades privadas e de fóruns de educação.

Assessoria

Folha de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News