18/04/2024 11:03:06

Alagoas
11/08/2019 09:30:00

Cosems discute com bancada feminina da ALE ações voltadas ao combate ao câncer em AL


Cosems discute com bancada feminina da ALE ações voltadas ao combate ao câncer em AL

Mary Wanderley

A secretária executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) Sylvana Medeiros participou nessa quarta-feira (7) com a bancada feminina da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) de uma reunião sobre a elaboração do plano operativo para a execução da emenda parlamentar estadual de recursos de R$ 100 milhões por ano para a Oncologia. A discussão contou ainda com a participação das parlamentares Fátima Canuto, Flávia Cavalcante e Cibele Moura, representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió e do apoiador técnico do Cosems, Roberto Firpo.

Foram discutidas dentre as prioridades da Oncologia os eixos voltados à promoção e prevenção do câncer, exames diagnósticos, tratamento, cuidados paliativos e educação permanente para os profissionais. A reunião tratou ainda de propostas de custeio dos serviços oncológicos de Maceió e de Arapiraca, reforçando a necessidade de priorizar as ações que precisam ser realizadas de imediato, considerando o prazo da aplicabilidade da emenda que termina em dezembro.

Foram apresentadas dentre as estratégias para o avanço do setor a prioridade da atenção básica por meio da educação permanente dos profissionais, participação em teleconferências, programações voltadas ao diagnóstico precoce do câncer, facilitando os principais sinais e sintomas com ênfase nos tipos de câncer com maior incidência em Alagoas. Dentre eles estão o de mama e próstata, de acordo com o gráfico do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Durante a reunião foi ressaltada a importância da educação permanente se estender as 10 Regiões de Saúde do Estado, tendo um município de referência por cada região. A implantação de uma Central de Regulação que favoreça o monitoramento diário dos leitos oncológicos disponíveis para toda a rede do estado também foi pontuada como necessidade iminente da Rede de Oncologia. As estratégias para as campanhas publicitárias nos meses de outubro e novembro, com foco nos cânceres de mama, útero, próstata e boca também foram pontuadas; além da mudança de hábitos que possam desencadear possíveis patologias malignas, a exemplo do tabagismo.

Durante a reunião também ficou acordado que o Hospital da Mulher será um serviço de referência diagnóstica em câncer de mama e colo do útero, com tratamentos voltados às lesões precursoras de colo do útero, a exemplo de cirurgia de alta frequência e detecção precoce do câncer de mama. Ficou acordado que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió e o Cosems vão elaborar propostas e apresentar em posterior reunião com a bancada feminina apontando ações imediatas para aplicabilidade dos recursos oriundos da emenda parlamentar voltada à Oncologia.

Ascom Cosems

AL1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News