29/03/2024 03:04:13

Especial
10/08/2019 11:15:00

Após paralisação de servidores, corpos não estão sendo liberados no IML

Categoria cobra mesmo tratamento de funcionários da Secretaria de Estado da Segurança Pública


Após paralisação de servidores, corpos não estão sendo liberados no IML

esde o início da paralisação dos servidores da Perícia Oficial de Alagoas, na manhã desta sexta-feira (9), nenhum corpo foi liberado pelo Instituto Médico Legal (IML) de Maceió. Com o funcionamento de apenas 30% das atividades até esse sábado (10), a realização de exames de corpo de delito também segue em ritmo lento. Sem esse serviço, presos ficam impedidos de seguir para o sistema prisional.

Segundo Paulo Rogério Ferreira, a categoria aderiu à paralisação - incluindo ainda médico-legistas, papiloscopistas, técnicos forenses e odontolegistas - e aguarda abertura de negociações com o Governo do Estado. "Estamos aguardando uma reunião para terça-feira no gabinete civil para negociar nossa situação. Se não houver avanço, devemos paralisar por 48 horas. Nossa categoria aderiu 100%", explicou Paulo Rogério, da Comissão de Servidores Efetivos da Perícia Oficial. 

 

A paralisação veio após meses seguidos de tentativa de negociação com o Governo Renan Filho (MDB), no intuito de discutir a valorização da categoria.  "Se houve uma redução da criminalidade, a perícia criminal está envolvida em cada ação de segurança", afirma o perito Paulo Rogério. Até agora, dois corpos aguardam liberação do IML de Maceió.

Por meio de nota, o Governo do Estado disse que o diálogo com a categoria está aberto. Confira na íntegra:

"O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), tem procurado resolver todos os pleitos dos peritos alagoanos, respeitando as possibilidades financeiras do Estado. Além de ressaltar que a Mesa de Negociação continua sendo o canal de diálogo com os servidores públicos estaduais, a Seplag reforça que está aberta para receber e conversar com todas as partes que trabalham pelo bom andamento da máquina pública. No entanto, nenhuma agenda foi solicitada pela categoria para reunião com a pasta para discutir os assuntos cobrados. 

A Seplag salienta ainda que não se nega a receber nenhum servidor público, uma vez que a Mesa de Negociação é o instrumento pelo qual o Estado se utiliza para discutir, em comum acordo, todas as tratativas que envolvam o funcionalismo público estadual".

Gazetaweb



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News