25/04/2024 02:47:57

07/05/2009 00:00:00

Saúde


Saúde

com G1

O médico infectologista Edmílson Eduardo Calore, da equipe do Hospital Emílio Ribas que cuidou dos dois casos de pacientes infectados com o vírus da gripe suína em São Paulo, afirmou na noite desta quinta-feira (7) que há motivo de alerta, mas não de preocupação no Brasil. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou quatro casos da nova gripe na noite desta quinta-feira, sendo dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro em Minas Gerais.

“Preocupação não existe. Existem muitas outras doenças que levam à morte. No entanto, há motivo para alerta. As pessoas que vieram de outros países precisam ficar alertas. E as que vão viajar, sobretudo para países que existam casos da gripe suína, devem usar algum tipo de proteção, máscaras preferencialmente”, disse.

Os casos de São Paulo já foram tratados e curados, de acordo com Edmílson Calore. “Eles tomaram medicamento e estão em casa, sem risco de transmissão”, afirmou.

De acordo com o infectologista, os familiares e amigos que tiveram contato com os dois pacientes infectados pelo vírus influenza A estão sendo monitorados, mas não estão isolados. “Até o momento eles não apresentaram qualquer sintoma”, ressaltou.

Segundo Calore, o índice de mortalidade do vírus é “bem menor do que se imaginava inicialmente” e que, por isso, “não há necessidade de uma preocupação tão grande”. Ele recomendou que as pessoas evitem se auto-medicar para evitar de contrair a doença.

“Medicamento para a prevenção da doença não existe. É mais maléfico usar a medicação do que a gripe em si”, alertou. Os principais sintomas são dores musculares, febre e tosse, segundo o médico. No momento, outros cinco pacientes estão sendo monitorados no Hospital Emílio Ribas.

 

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News