20/04/2024 07:55:54

Municípios
06/08/2019 19:30:00

Em Penedo, projeto de alimentação Saudável é lançado para Educação Infantil


Em Penedo, projeto de alimentação Saudável é lançado para Educação Infantil

Biscoitos recheados, salgados ultraprocessados, sucos industrializados, achocolatados e refrigerantes. A presença de alimentos inadequados na lancheira das crianças acendeu o alerta na Secretaria Municipal de Educação (Semed) da Prefeitura de Penedo em relação a obesidade infantil e motivou a elaboração do projeto Aprendendo A Comer Bem.

Apresentado nessa sexta-feira, 02, no auditório da Casa de Aposentadoria, para professores, diretores, cuidadores e demais profissionais que trabalham na Educação Infantil da Semed Penedo, a proposta visa estimular o consumo de frutas, cereais, grãos, legumes e verduras entre alunos e alunas com faixa etária de 03 e 05 anos.

“Acreditamos que, se a gente inicia, desde cedo, com os pequenininhos, eles vão criando a consciência de hábitos saudáveis que serão levados para o resto da vida”, explica Leonildes Rodrigues Moreira, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil.

Horta Escolar

O incentivo ao gosto por alimentos naturais já ocorre nas creches da Prefeitura de Penedo. Em maio, a criançada foi levada até a Horta Escolar da Semed, participando da colheita de hortaliças e frutas cultivadas sem uso de agrotóxicos.

Para que todas turmas da Educação Infantil também tenham esse tipo de atividade, de forma regular e mais próxima das salas de aula, a implantação de mini hortas nas unidades de ensino da rede municipal é uma das metas do projeto, etapa que terá participação da Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrário (Semada).

Aprendendo A Comer Bem

“Trabalhando esse projeto, a gente tenta minimizar a obesidade infantil e melhorar a conscientização das crianças com o tema educação alimentar nutricional”, acrescenta Carla Sampaio, nutricionista da Semed e uma das responsáveis pela elaboração do Aprendendo a Comer Bem.

“Sabemos o mal que alimentos industrializados representam, a exemplo de refrigerantes e biscoitos recheados, por isso o nosso objetivo é conscientizar alunos, pais, funcionários e professores a aderir ao nosso projeto, mostrando o que é certo e o que é errado na alimentação, proporcionado um cardápio de qualidade para as nossas crianças e um futuro mais saudável para elas”, destaca Cintya Alves, Secretária Municipal de Educação.

Com 22 anos de trabalho na Semed Penedo, a professora Miranildes Pereira destaca a relevância do profissional do magistério, para alunos e alunas, na aceitação do Aprendendo A Comer Bem. “Colocando isso na mente deles, explicando direitinho como é que todos devem se alimentar, eles vão entender e fazer como a gente pede”, explica a professora Mira – como é mais conhecida –, ressaltando ainda a importância da colaboração dos pais ou responsáveis pelas crianças no processo de combate à obesidade infantil, com benefícios para toda a vida.

Jornal de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News