29/03/2024 03:46:00

União dos Palmares
06/08/2019 16:30:00

A História de "Dona" Flamboyant, Moradora de União dos Palmares


A História de
Olá!
 
Me chamo Flamboyant Vermelha e sou natural do continente africano. Devido abeleza do meu porte e das minhas flores sou requisitada para embelezar praças e ruas das cidades. Falo isso porque sou elogiada por quem passa pela minha rua... Outra coisa: não sou modesta! kkkk
 
Minha residência fica em frente da SEFAZ - Secretaria do Estado da Fazenda de Alagoas - aqui na Rua Cel. José Bezerra, centro de União dos Palmares. Minhas vizinhas são as amigas Amendoeiras da Praia, conversamos muito e damos apoio uma as outras.
 
Bem, vou contar histórias que vivencio morando aqui no centro da cidade. A primeira é bem triste! Meu círculo de amizade era maior, já que muitas árvores com nome de Mata Fome moravam no Parque Antenor Uchôa (lembram dele?), onde atualmente é a “Praça de Alimentação”, elas foram mortas p?ara dar lugar a uma dúzia de pontos comerciais. Por sinal, um lugar confuso visualmente.
 
Lembro que aos domingos o parque ficava lotado de familiares brincando e correndo entre as árvores enormes e brincando nos brinquedos que tinham. Ambulantes vendendo doces, pipocas, lembrancinhas. Famílias, amigos conversando e dando gargalhadas. Na semana os namorados ocupavam os bancos do bosque com carinhos e beijos.
 
Hoje não converso com esses amigos queridos . 
 
Ao lado da nossa casa existe a "feirinha do rato" como os populares chamam, já que são comercializados produtos em sua maioria semi usados pelos ambulantes. De uns anos prá cá esse espaço ficou feio... São tantos barracos feitos de ferro e papelão nas cores cinzas e tamanhos diversos que parece uma mini favela, certamente, se fossem padronizados nas cores da bandeira do município ficaria mas "harmonioso" como diz as amêndoas. 
 
A noite aqui a gente ver e escuta cada coisa! ???? ???? ???? ????. 
 
Antigamente na frente existia uma fábrica de correntes, onde os funcionários gostavam de nossas sombras e ar fresco. Agora temos novos comércios, tipo: escola, posto de combustível, um banco privado, assim como casas de moradores. O movimento de transportes e pessoas é muito intenso. Uns motoristas quando passam buzinam pra gente kkkkk. Pessoas comentam que somos bonitas "Muito Obrigada!", e os meninos, pássaros e insetos comem os frutos amêndoa.
 
As vidas e histórias dos palmarinos se entrelaçam neste espaço, a felicidades dos alunos adolescentes, a serenidade dos adultos sacando e fazendo pagamentos, amigos comemorando ao som de músicas. Porém, vemos preocupadas motociclistas sem capacetes, condutores sem cinto de segurança, pedestres atravessando desatento ao celular. Ficamos com medos que possam acontecer algo ruim com eles. 
 
Em minhas memórias tenho saudades dos trens que passavam cheios de mercadorias e passageiros, o vento nos ajudava a saldar quem passava olhando a cidade pelas janelas. Ao lembrar desse tempo fico pensativa porque essa época não voltar mas. Não volta!
 
Não sei até quando vão nos deixar ficar aqui na SEFAZ, alguns funcionáriosamiguíssimos ????s vão trabalhar na capital (chega a dar calafrios quando penso numamotosserra!), por mim ficaria o resto da minha existência, dando as boas vindas as novas gerações de árvores e arbustos plantados por alunos e ambientalistas ao redor da linha do trem e nas residências.
 
Quero lembrar aos homens que forem embelezar o mundo que damos: sombra, frutos, morada para pedintes e animais, chamarmos chuvas e ventos e ainda deixamos tirar selfie com a gente.
 
Guardem suas ferramentas! Elas nos ferem, nos matam. Guardem suas indiferenças, pois  elas também nos matam! Apenas queremos contar nossas histórias para as futuras gerações de conterrâneos da Terra de Zumbi dos Palmares e dos milhares de visitante que circulam no município. 
 
E quando tombarmos, que seja pelo ciclo natural da vida.
 
Vou ficando aqui... Beijos ???? 
 
 
Marcelo Fotos


Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News