28/03/2024 17:47:20

Especial
06/08/2019 13:30:00

Secretário quer saber onde está o dinheiro da Saúde de Alagoas

Nonô pede que Renan Filho e Luciano Barbosa cumpram seu papel e evitem mortes por falta de recursos


Secretário quer saber onde está o dinheiro da Saúde de Alagoas

O secretário municipal de Saúde de Maceió, José Thomaz Nonô, cobra do governo Renan Filho e Luciano Barbosa os valores que o Estado deve aos municípios alagoanos, incluindo a capital. Com o atraso dos repasses mensais, o governo de Alagoas põe em risco inúmeras vidas, todos os dias. São pacientes do setor de oncologia que tem o tratamento suspenso sem explicação. 

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), denunciou o descaso do governo com a saúde dos alagoanos, na última sexta-feira (2). Rui disse que Renan e Luciano fazem propaganda de que o governo está com dinheiro sobrando, mas há mais de um ano que a capital alagoana não recebe a verba destinada ao tratamento de câncer nos hospitais da rede pública de Saúde. 

“Maceió deveria pagar metade e o Estado outra metade. Infelizmente, essa metade do Estado não chega há mais de 12 meses. Chegamos a antecipar a parte do Município para cobrir a do Estado no pagamento, mas não temos como fazer isso agora. O Governo [de Alagoas] faz propaganda do ajuste fiscal, de que está com dinheiro sobrando, então se dinheiro não é problema que pague essas verbas”, cobra Rui Palmeira.

O prefeito disse ainda que a falta de recursos causa enorme transtorno aos pacientes. Ele fez um apelo ao governo para que coloque os repasses em dia. Rui disse que é muito triste saber que o Estado fala em ajuste fiscal, mas quem não pode pagar essa conta é a população. 

Por sua vez, o secretário Thomaz Nonô confirmou a denúncia do prefeito e disse que espera desde janeiro para que o governo Renan/Luciano cumpra sua obrigação de informar aos municípios quanto em verbas será repassado pelo Estado.

“Racionalizamos os gastos. Fiscalizamos até o último tostão, então tem dado. Mas, toda vez que o Estado deixa de repassar qualquer quantia, é uma quantia que vou retirar de outra fonte para fazer esses pagamentos. A Prefeitura não deve um centavo a prestador nenhum”, afirmou Nonô. 

Já é Notícia



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News