20/04/2024 09:04:49

06/05/2009 00:00:00

União dos Palmares


União dos Palmares

antonio aragão com http://www.apromac.org.br

 

O secretário municipal do meio ambiente de União dos Palmares engenheiro agrônomo Manoel Bernardo recebeu no inicio da noite desta quarta feira (13), uma visita ao menos inesperada: agricultores que trabalhavam na divisa dos municípios Branquinha/Murici encontraram em um canavial uma preguiça do sexo masculino, aparentando cinco a seis anos de vida, e pesando aproximadamente cinco quilos, da família Bradypus (de cor cinza e com três dedos), que segundo o secretário é um animal em extinção cujos especimes apesar de enfrentar seu maior predador – o homem – ainda existe nas matas embora escassas da região leste de Alagoas ou Zona da Mata.

 

“Professor Maninho” ao apresentar o animal à imprensa se fazia acompanhar do fiscal do Meio Ambiente Hernandes Mendonça da Silva, também afirmou que o animal na noite de hoje será alimentado e que no inicio da manhã de amanhã será feito um contato com o fiscal do IBAMA Roberto Montenegro para o recolhimento da preguiça, além de todas as precauções para evitar o estresse por se tratar de animal selvagem.

Os bichos preguição são animais da Família Bradypodidae e da Ordem Edentata (a mesma dos tatus e tamanduás). Esses animais são parentes das preguiças gigantes  ou terrestres da Família Megatheriidae que existiram há centenas ou milhares de anos, inclusive na Bahia, onde já foram encontrados seus fósseis. As preguiças atuais ocorrem apenas nas matas do continente americano e estão divididas em cinco espécies diferentes, que podem ter dois ou três- dedos nas patas anteriores. No Brasil existem três- dedos: Preguiça-comum (Bradypus variegatus) que se encontra desde Honduras ao Norte da Argentina e todas as  florestas do Brasil, Preguiça de Bentinho (Bradypus tridactylus) se encontra na Venezuela, Bolívia, Rio Orinoco, Guianas adjacentes ao  Norte do Brasil, Amazonas, Rio Negro, Rio Amazonas  e Preguiça de coleira  (Bradypus torquatus)  vive somente nos remanescentes florestais do trecho da Mata Atlântica que vai do Rio de Janeiro ao Sul da Bahia e é a espécie mais ameaçada de extinção.

CARACTERÍSTICAS

As preguiças são animais de porte médio (cerca de 3.5 a 6 kg quando adultas), de coloração geral cinza, tracejada  de branco ou marrom ferrugem, podendo ter manchas claras ou negras. Preferem viver em árvores altas, com copa volumosa e densa e muitos cipós, onde se penduram usando as garras que, embora possam parecer assustadoras, praticamente não servem para nenhuma defesa, devido á lentidão dos seus movimentos.  Graças a essa extrema lentidão, a sua coloração e ao fato de permanecerem na copa de árvores muito altas,  é muito difícil enxergar as preguiças na mata. Mesmo assim, elas têm predadores naturais, como a harpia, as onças e algumas serpentes.

AMEAÇAS DE EXTINÇÃO

Mas, atualmente, o principal predador desses animais é mesmo o homem, que comercializá-las inescrupulosamente em feiras livres e nas margens de rodovias. A ação do homem sobre esses animais tem sido muito facilitada, nos últimos tempos, pela acelerada fragmentação e destruição das matas, o que leva as preguiças a se locomoverem desajeitadamente pela superfície do solo, de uma ilha de mata para outra, em busca de sobrevivência, ficando totalmente expostas á caça e á captura.

 

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News