20/04/2024 10:18:27

Municípios
05/08/2019 16:30:00

Vistoria detecta ausência de sala de esterilização em postos de saúde de Igreja Nova


Vistoria detecta ausência de sala de esterilização em postos de saúde de Igreja Nova

Em três dias de fiscalização do projeto MP na Unidade, uma iniciativa do Núcleo de Defesa da Saúde Pública do Ministério Público Estadual de Alagoas (MP/AL), o promotor de justiça Paulo Henrique Prado já conseguiu constatar diversas irregularidades em alguns postos de saúde de Igreja Nova.

Durante esta semana, das 17 unidades e extensões de saúde que existem no município, sete já foram visitadas pela Promotoria de Justiça de Igreja Nova. Até a semana que vem, os integrantes do projeto pretendem ir as outras 10.

“Pudemos detectar, em todas elas, por exemplo, a ausência de sala de expurgo, que é o local onde há o devido processo de lavagem e esterilização dos instrumentos utilizados durante os procedimentos médicos, odontológicos e de enfermagem. Até há o equipamento para fazer essa esterilização, mas o ambiente não está preparado da forma correta, o que acarreta em risco para os profissionais que estão fazendo o manuseio desses instrumentos, uma vez que eles podem estar contaminados”, detalhou Paulo Henrique Prado.

Ainda segundo o promotor de justiça, outra deficiência que precisa ser corrigida é a implantação do sistema de Prontuário Eletrônico. “É urgente a implantação do prontuário eletrônico para que os atendimentos possam ter efetividade e para que o médico possa acompanhar a evolução do tratamento do seu paciente”, explicou.

Após concluir todas as vistorias, que acontecem tanto na zona urbana quanto na zona rural, um relatório será elaborado apontando as deficiências encontradas e dando um prazo para que a administração pública possa fazer as devidas adequações e mudanças.

As Promotorias de Justiça de Água Branca, Pariconha, Anadia, Boca da Mata, Cacimbinhas, Cajueiro, Capela, Colônia Leopoldina, Coruripe, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igaci, Joaquim Gomes, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Maceió, Major Izidoro, Maragogi, Japaratinga, Maravilha, Marechal Deodoro, Maribondo, Pindoba, Mata Grande, Murici, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Palestina, Paripueira, Barra de Santo Antônio, Piaçabuçu, Feliz Deserto, Pilar, Piranhas, Porto Real do Colégio, Olho D’água Grande, São Brás, Rio Largo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Sebastião, Satuba, Taquarana, Teotônio Vilela, União dos Palmares, Santana do Mundaú também executarão o projeto em suas respectivas cidades.

Aqui Acontece



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 34
Notícias Agora
Google News