23/04/2024 13:13:03

Justiça
04/08/2019 12:30:00

Mutirão da Justiça realiza 15 júris ao mesmo tempo em faculdade de Maceió

Processos são todos da 9ª Vara Criminal da Capital, outros mutirões estão sendo planejados para as demais varas de júri


Mutirão da Justiça realiza 15 júris ao mesmo tempo em faculdade de Maceió

O Judiciário de Alagoas mobilizou 15 magistrados para conduzirem júris, nesta sexta-feira (2), em mutirão no Centro Universitário Tiradentes (Unit). Os processos são todos da 9ª Vara Criminal da Capital, que tem competência exclusiva para júris.

Cada juiz é responsável por um caso. O magistrado André Gêda, coordenador da Justiça Itinerante, que organiza a atividade, informa que outros mutirões serão feitos para propiciar celeridade nas outras duas varas de júri de Maceió, a 7ª e a 8ª Criminal.

Felipe Munguba foi um dos juízes que se apresentaram para a força-tarefa. “[O meu processo] foi um homicídio ocorrido em 2013, ou seja, faz bastante tempo. É por isso a importância desses mutirões: um crime de 2013 ainda não teve a resposta à sociedade, e isso se dá por alguns motivos. Primeiramente, o número exagerado de processos que existe. Isso acaba soberbando os colegas, que têm uma pauta longa. São processos complexos, que demandam tempo”.

Um dos casos é o homicídio que vitimou Clebson da Silva Aureliano, de 29 anos, em 2018. O pai do jovem, Carlos Augusto Aureliano, aguardava com ansiedade e o início do julgamento, nos corredores da faculdade.

“Eu espero que Deus faça a Justiça. Ele vai pagar pelo que fez. Ele tirou um pedaço do meu coração. Ele era um pedreiro bom e um menino querido em Goiabeira e Fernão Velho”, disse Carlos. Clebson era torcedor do CSA e foi morto enquanto comemorava a vitória do seu time, atingido por um tiro disparado, de acordo com a acusação, por Edvaldo dos Santos Lobo, torcedor do CRB.

A coordenadora do curso de Direito da Unit, Karol Mafra, ressalta como a atividade também é útil para a formação acadêmica dos estudantes. “Nosso aluno vai poder vivenciar intensamente o mutirão do Tribunal do Júri, verificando a atuação do magistrado, do Ministério Público, dos advogados, e poder tirar suas dúvidas com os professores”.

Juiz André Gêda, à esquerda, ouve testemunha durante julgamento na Unit. Foto: Caio Loureiro.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News