20/04/2024 01:43:24

Mundo
04/08/2019 09:00:00

Tiroteio em El Paso, no Texas, deixa vários mortos e pelo menos 20 feridos em centro comercial


Tiroteio em El Paso, no Texas, deixa vários mortos e pelo menos 20 feridos em centro comercial

Várias pessoas foram mortas em um ataque a tiros neste sábado de manhã (hora local) em um centro comercial em El Paso (Texas, Estados Unidos), como confirmou o prefeito da cidade, Dee Margo

As autoridades ainda não confirmaram o número de vítimas fatais. A informação ainda é confusa, mas redes de televisão como NBC, ABC ou CBS falam em até 19 mortos. A agência Associated Press, citando uma fonte policial anônima, fala de 15 mortos. No entanto, no momento, as fontes oficiais mencionam apenas "várias vítimas" levadas a hospitais, sem especificar quantos morreram, nem o grau de gravidade dos feridos.

Um dos hospitais locais, o Centro Médico Universitário de El Paso, confirmou à Fox News que recebeu 13 vítimas, que vão de dois anos até a idade da aposentadoria, e que uma delas morreu. Outro hospital, o Centro Médico Del Sol, afirmou à mesma rede que admitiu 11 vítimas, com idades entre 35 e 82 anos, e que nove delas estão em estado crítico, porém estável, e duas em estado estável.

Ao menos uma pessoa foi presa, identificada pela polícia como o atirador. Trata-se de um homem branco de 21 anos. A polícia só confirmou uma prisão, embora o prefeito tenha falado de três.

Era uma manhã ensolarada no complexo de lojas e restaurantes, muito movimentado nos fins de semana, onde está localizado o popular centro comercial Cielo Vista, um dos maiores da região. Fica no leste da cidade de 680.000 habitantes, na fronteira com o México. De repente, um homem armado invadiu a loja da rede Walmart, perto do centro comercial, minutos antes das 11h (14h em Brasília), provocando um caótico banho de sangue. Vários vídeos postados em redes sociais mostram o pânico que se espalhou por um Walmart lotado e pelo centro comercial, com dezenas de clientes correndo para se refugiar dentro das lojas.

Algumas relatos de testemunhas descrevem um centro comercial com muitos pais e filhos, aproveitando a manhã do sábado para fazer compras para o início do ano letivo, que em El Paso começa em meados de agosto. Imediatamente a polícia e os serviços médicos de emergência protagonizaram uma mobilização maciça, que no meio da tarde ainda não havia terminado.

Um vídeo divulgado pela rede de notícias local KTSM 9 mostra um homem entrando na loja da rede Walmart do centro comercial, onde o ataque a tiros começou, armado com uma metralhadora semiautomática e equipado com óculos e fones para proteger os olhos e os ouvidos. Fontes policiais citadas pela Fox News dizem que era uma AK-47 e que o homem atirou durante 20 minutos. Algumas testemunhas disseram que o atirador abria fogo de maneira aleatória.

A polícia diz que a situação, que obrigou muitas lojas a fechar as portas, já está sob controle e considera terminada a ameaça.

A Casa Branca confirmou que o presidente Trump está sendo informado e que conversou com o procurador-geral William Barr e o governador do Texas, Greg Abbot. “Terrível ataque a tiros em El Paso, Texas. As notícias são muito ruins, muitos mortos. Trabalhando com autoridades locais e estaduais, e com as forças de segurança. Falei com o governador para prometer-lhe total apoio do Governo federal. Deus esteja com todos vocês!”, tuitou o presidente Donald Trump de Nova Jersey às 16h10 (hora de Washington).

O candidato das primárias do Partido Democrata, Beto O’Rourke, nascido em El Paso e ex-congressista pela cidade, disse, entre lágrimas, que está “incrivelmente triste” e que o ataque rompe “qualquer ilusão de progresso na luta contra as armas de fogo”. Ele cancelou seus atos de campanha e está se dirigindo à cidade. “É necessário tomar medidas para finalmente acabar com a violência armada”, tuitou a democrata Nancy Pelosi, presidenta da Câmara dos Representantes.

Desde janeiro, houve cerca de 250 ataques a tiros múltiplos nos Estados Unidos, com quase mil vítimas, cerca de 250 delas fatais. O mais grave entre os mais recentes aconteceu em Virginia Beach, cidade costeira no Estado da Virgínia, no leste do país, quando um atirador matou 12 pessoas e feriu outras quatro, em um edifício de escritórios municipais

El País



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News