23/04/2024 20:24:00

Maceió
03/08/2019 11:30:00

Mais de 400 famílias que vivem em encostas têm nova oportunidade de cadastro

Secretário de Governo informa que moradores devem procurar a Defesa Civil para requerer aluguel social


Mais de 400 famílias que vivem em encostas têm nova oportunidade de cadastro

A Prefeitura de Maceió deve iniciar, na semana que vem, o plano de evacuação da área de encostas do Mutange, mas ainda há uma preocupação com 418 famílias que vivem na zona de maior risco e não se cadastraram para receber o aluguel social. 

O Município informou que os donos destes imóveis ainda terão mais uma oportunidade de cadastro e, assim, evitar que saiam compulsoriamente. Ao todo, 1.667 moradias devem ser evacuadas.

 

O secretário de Governo de Maceió, Eduardo Canuto, informou que estas pessoas poderão procurar a sede da Defesa Civil, no bairro do Pinheiro, para informar a situação e levar a documentação necessária para provar que estão morando na região mais delicada, a rosa claro, de acordo com o novo mapa de setorização de danos.

Uma equipe composta por assistentes sociais e cadastradores vão ficar de prontidão para identificar estes moradores sem cadastro e analisar os dados em comparação com o estudo de georreferenciamento. Os que estiveram enquadrados no perfil poderão ser inseridos no aluguel social para receber R$ 1 mil durante seis meses. Além disso, cada um receberá uma moradia até o fim do ano com base no Minha Casa Minha Vida.

Estes imóveis serão cedidos pelo Município aos moradores do Mutange, que têm o mesmo perfil socioeconômico do programa federal. Como foram feitos, até agora, 1.249 cadastros, todos estes serão contemplados, sendo 740 nos dois primeiros meses (500 casas no Benedito Bentes e 240 no Rio Novo). As demais casas serão liberadas até dezembro.

O recurso para o pagamento do aluguel social já foi autorizado pela Justiça, com base no bloqueio nas contas da petroquímica Braskem. No entanto, o dinheiro ainda não foi liberado para a prefeitura. Assim que isto acontecer, o secretário de Governo informa que o Banco do Brasil dividirá o repasse aos moradores em lotes de 200 pessoas por vez.

Por enquanto, os técnicos do Município estão finalizando a análise de todos os cadastros efetuados. A lista com os dados aprovados será publicada no Diário Oficial e enviada ao banco nesta sexta-feira (2) ou até a próxima segunda-feira (5). 

A evacuação da área de encostas do Mutange deve começar assim que o primeiro pagamento do aluguel social for liberado. Se os moradores não saírem, serão retirados compulsoriamente.

Gazetaweb



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News