23/04/2024 15:41:38

06/05/2009 00:00:00

Municipios


Municipios

com ascom-cesmac //

Estudantes do oitavo período e do último ano de estágio obrigatório do curso de Medicina Veterinária do CESMAC promoveram uma vacinação coletiva contra o vírus da raiva em equinos e bovinos. A atividade ocorreu em comunidades do entorno do município de Marechal Deodoro, no litoral sul de Alagoas.

A ação teve início após docentes da Clínica Escola da graduação realizarem uma série de exames nos animais sob suspeita da doença. A solicitação foi feita pela Secretaria de Saúde do município. Além de paralisia e demência, há evidências de ferimentos causados por morcegos hematófagos, nos cavalos e bois da região. Até então, nove animais vieram a óbito.

Precaução

Como se trata de um surto e de uma zoonose – quando a doença pode ser transmitida para humanos – e mesmo sem o diagnóstico pronto, os próprios estudantes tiveram a iniciativa de comprar o material e realizar a vacinação.

De acordo com Sandra Regina, professora da disciplina Clínica Médica de Grandes Animais, a atividade serve de alerta para a população, além de ter como objetivo diminuir a incidência de mortes com a vacinação. “Estamos aguardando o diagnóstico laboratorial para confirmarmos a nossa suspeita. No entanto, o trabalho preventivo se faz necessário diante de tantos casos
de óbitos entre os animais”. Ainda segundo a docente, a vacinação não garante o fim do surto, “porém irá amenizar bastante”, frisou.

Na ocasião, os alunos e professores do CESMAC vacinaram cerca de sessenta animais. Entre 30 e 60 dias uma reavaliação será feita.

 

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News