28/03/2024 16:46:38

Atualidade
31/07/2019 00:00:00

Conselho repudia edital de contratação temporária para Hospital da Mulher

Entidade denuncia alteração de regulamento que destinava duas vagas para terapeutas ocupacionais


Conselho repudia edital de contratação temporária para Hospital da Mulher

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região (CREFITO) publicou, nas redes sociais, uma nota de repúdio ao edital do Processo Seletivo Simplificado (PSS) lançado em 16 de julho, pela Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas (SESAU/AL), objetivando a contratação temporária de profissionais da área da saúde para atuarem no Hospital da Mulher. O anúncio do processo seletivo foi realizado pelo governador Renan Filho (MDB) há duas semanas nas redes.

A Sesau, ao assumir a construção e a administração do Hospital da Mulher, alterou o projeto inicial desenvolvido pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), o qual continha a previsão de duas vagas para terapeutas ocupacionais. 

"Infelizmente, com a supressão de tais vagas, o referido Edital apresenta um claro desprestígio à população alagoana com relação à Terapia Ocupacional, cuja necessidade de inserção na equipe do Hospital da Mulher está respaldada na legislação do SUS, na Resolução nº 429/2013 do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) e no projeto inicialmente desenvolvido pela UNCISAL", pontuou a nota. 

Conforme assinala a entidade, a atuação do terapeuta ocupacional na equipe multidisciplinar em hospitais e maternidades está baseada nos preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e na Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM), estando inserido como parte fundamental de uma equipe com resultados eficientes e expressivos. "Sendo assim, é obrigação do Estado, através dos seus governos, garantir que a sociedade tenha acesso à saúde pública integral de qualidade", reforça. 

O Conselho afirma, também, que está se empenhando para abrir um canal de diálogo junto à Secretaria de Saúde de Alagoas a fim de tentar promover a abertura de vagas para profissional da Terapia Ocupacional no processo seletivo em questão.

A reportagem tentou contato com a assessoria de comunicação da Sesau e esta informou que o órgão não irá se pronunciar. 

Gazetaweb



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News