26/04/2024 03:32:51

Educação
01/08/2019 17:30:00

Estudantes da rede estadual de Alagoas promovem I Fórum das Juventudes


Estudantes da rede estadual de Alagoas promovem I Fórum das Juventudes

Ano a ano, desde o início da primeira gestão do governador Renan Filho, o protagonismo juvenil vem ganhando destaque e força, revelando os potenciais dos estudantes da rede pública estadual de Alagoas. Este ano, a novidade para o fortalecimento desta temática será a realização do I Fórum das Juventudes, evento que acontece no próximo dia 14 de agosto, das 8h às 17h, no auditório da Escola de Magistratura de Alagoas (Esmal) e na Escola Estadual Edmilson Pontes, ambas situadas à rua Cônego Machado, no bairro do Farol, em Maceió.

 

Pensado e organizado pelos membros da Coordenação dos Grêmios Estudantis da Rede de Ensino Estadual de Alagoas (Cegreal) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o evento visa criar espaços para interação e promover diálogos sobre várias temáticas da juventude para a construção de uma escola pública de qualidade e mais participativa.

De jovem para jovem – De acordo com o presidente da Cegreal, Victor Manoel da Silva, para viabilizar a participação e contar com a representação de todo o estado, ficou definida a participação de um estudante por escola, o qual se tornará multiplicador da proposta para sua unidade. Ele informou ainda que as inscrições serão enviadas às 13 Gerências Regionais de Educação (Geres), as quais repassarão às respectivas escolas, responsáveis pela indicação do seu representante.

“Atitudes como esta são um grande passo na educação de Alagoas. O ato de fazer o estudante se sentir e ser protagonista, traz muitos resultados positivos, pois é mais que um incentivo a todos nós jovens, que temos um interesse em participar dos momentos decisivos da educação. O 1° Fórum da juventude será um marco, pois teremos estudantes criando um evento para outros estudantes, com a nossa cara e linguagem. Será uma grande troca de conhecimentos e uma forma de mostrar que temos muito a contribuir para construção de uma Alagoas melhor”, afirma Victor.

Para a secretária em exercício da Educação, Laura Souza, o estímulo ao protagonismo juvenil é um dos meios principais para se chegar a um modelo de escola atrativa, combatendo a evasão, e eficaz na garantia do ensino e aprendizagem.

“A gente tem trabalhado fortemente o protagonismo juvenil na rede estadual, de forma que as escolas dialoguem com as necessidades dessas juventudes, que são muitas. Hoje nós temos uma coordenação de grêmios: mais de 160 escolas nossas contam com grêmios e instituímos uma comissão central. Então, são estudantes articulando ações com os estudantes: este Fórum foi pensado por eles e será conduzido por eles. Eles também estão trabalhando conosco no desenho e no modelo de implementação do Novo Ensino Médio”, destaca Laura Souza.

Programação – Toda a programação foi discutida e definida pelos próprios alunos, com o suporte da Supervisão de Integração Escola e Comunidade da Seduc (SIEC), e contará com palestras, mesas redondas e oficinas. Dentre os assuntos destaques a serem abordados estará o Novo Ensino Médio, o qual tem sido construído em Alagoas com a total participação deste público.

“Esse é um momento ímpar de fomento ao protagonismo estudantil e que dá vez e voz ao estudante para escolher e debater o que lhe mais causa curiosidade/inquietação. Além disso, provoca reflexões sobre o papel que cada um tem na sociedade e como ele pode contribuir para melhorar a escola onde estuda, bem como a comunidade que o cerca”, destaca Alan Medeiros, supervisor da SIEC.

Ascom – 30/07/2019

Repóerter Maceió



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News