26/04/2024 01:10:21

Municípios
01/08/2019 16:30:00

São Miguel dos Milagres intensifica combate ao mosquito da dengue


São Miguel dos Milagres intensifica combate ao mosquito da dengue

Secretaria de Saúde de São Miguel dos Milagres, principal destino turístico da Rota Ecológica e o segundo principal polo de turismo do litoral Norte, preocupada com os alarmantes números da dengue em todo o Brasil, vem intensificando as ações para combater o mosquito causador da dengue. Durante o mês de junho as escolas estiveram engajadas em várias ações educativas. Já em julho técnicos municipais de saúde realizaram vários mutirões de combate a endemia nos povoados do Toque e Porto da Rua.

A Secretaria Municipal de Saúde e os agentes comunitários de endemias definiram várias metas para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Eles detectaram, por exemplo, que a maior incidência dos mosquitos se encontra dentro de recipientes em imóveis ou próximos a casas. Por isso as ações foram centralizadas nas áreas urbanas dos povoados do Toque e Porto da Rua.

O prefeito Rubens Ataíde, preocupado com os números alarmantes em todo o Brasil e em muitos municípios alagoanos, resolveu declarar guerra ao mosquito e colocou em campo todas as forças municipais. “Estamos fazendo a nossa parte como gestão, mas a população precisa ter consciência que saneamento ambiental domiciliar é de responsabilidade de cada cidadão. Os terrenos baldios são visitados periodicamente pelos agentes e as ações estão sendo intensificadas. Porém, vale ressaltar que muitos focos de mosquitos são encontrados intra-domicílio, ou seja, dentro ou próximo às casas das pessoas. Assim vamos tomando as medidas preventivas´´, declarou o prefeito.

Por outro lado a gestão municipal também fazendo um trabalho de reforço nas comunidades, palestras nas escolas e postos de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde comunicou também que se uma pessoa começar a sentir os sintomas da dengue (febre alta, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, moleza e dor no corpo, extremo cansaço, entre outros) deve procurar o agente de saúde ou a unidade de saúde mais próxima. E também pediu a colaboração da população para deixar o ambiente dos imóveis sempre limpos, evitando o acumulo de água em locais abertos, evitando assim a proliferação de mosquitos.

Fonte: Tribuna Independente / Claudio Bulgarelli



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News