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Alagoas
30/07/2019 13:30:00

Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo digital é uma conquista importante para AL, afirma diretor do Detran


Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo digital é uma conquista importante para AL, afirma diretor do Detran

Em entrevista exclusiva ao portal Alagoas Alerta, o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Adrualdo Catão, apresentou uma série de ações implantadas no órgão para dinamizar ainda mais o atendimento ao público. Ele disse que o site do órgão (https://www.detran.al.gov.br/)  oferece vários serviços on-line e citou como importante a automatização dos procedimentos de mudança e adição de categoria na habilitação.

O diretor destacou que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo passaram a ser digitais e foram mais uma conquista para simplificar a vida do cidadão. “Hoje em dia, todos nós vivemos num mundo tecnológico e fazemos uso do celular para realizar diversos procedimentos, então cabe aos órgãos públicos também se adequarem a essa realidade”, frisou.

Adrualdo Catão também ressaltou a realização em Alagoas do VIII Fórum Nacional das Operações Lei Seca do Brasil. Ele disse que o Estado foi escolhido para sediar o Fórum por esse trabalho árduo. “Recebemos muito bem os representantes de 15 estados do país para conhecer como a nossa Lei Seca funciona, e discutir a padronização da operação no Brasil”, assinalou.

Leia na íntegra a entrevista com o diretor-presidente do Detran/AL, Adrualdo Catão, e saiba tudo sobre o processo de automatização do órgão

1- Alagoas Alerta - O que o senhor destaca da automatização dos procedimentos de mudança e adição de categoria na habilitação?

Adrualdo Catão - A iniciativa de automatizar esse serviço se deu após a criação da nossa comissão de desburocratização. O projeto foi desenvolvido por servidores do Detran/AL das áreas de Habilitação e Infraestrutura Tecnológica, que vêm trabalhando em conjunto para instaurar soluções organizacionais e modernas que facilitem e otimizem cada vez mais a vida dos nossos usuários.

Realizar um serviço sem sair de casa e de forma digital é o que todo mundo quer nos dias atuais e garantir cada vez mais praticidade, conforto e agilidade para população alagoana é o nosso principal objetivo. Nosso site oferece vários serviços on-line e vamos continuar aderindo às ferramentas tecnológicas, pois a ideia é diminuir o máximo possível a necessidade de deslocamento até um posto de atendimento.

2- Alagoas Alerta - Qual análise o senhor faz sobre o VIII Fórum Nacional das Operações Lei Seca do Brasil?

Adrualdo Catão - A Lei Seca é uma operação que vem trazendo muitos resultados para Alagoas, e isso fez com que o estado se tornasse uma referência nacional. É um trabalho que orgulha a toda equipe do Detran e que merece ser cada vez mais aprimorado. Estamos conseguindo avançar, alcançar mais municípios com as nossas ações, e fortalecer a Lei Seca através da tecnologia, com os talonários eletrônicos, e da mudança de comportamento, com as ações educativas em diversas instituições e cidades.

O Estado de Alagoas foi escolhido para sediar o Fórum por esse trabalho árduo. Recebemos muito bem os representantes de 15 estados do país para conhecer como a nossa Lei Seca funciona, e discutir a padronização da operação no Brasil. A ideia é sempre caminhar junto. Trocamos experiências e sugestões de como podemos continuar evoluindo, em âmbito nacional, para a preservação de vidas.

3 – Alagoas Alerta -  O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo passou ser digital em Alagoas. Qual a análise o senhor faz sobre esse novo serviço?  O que o senhor evidenciaria?

Adrualdo Catão - Essa foi mais uma conquista para simplificar a vida do cidadão. Hoje em dia, todos nós vivemos num mundo tecnológico e fazemos uso do celular para realizar diversos procedimentos, então cabe aos órgãos públicos também se adequarem a essa realidade. Além de economizar papel, o documento eletrônico oferece conforto para o cidadão, que não precisa estar lembrando de ter o documento do veículo em mãos todo o tempo, é muito mais prático ter no próprio celular.

O melhor disso tudo é a facilidade.  O CRLV digital é fácil de ser obtido junto à CNH Digital, basta que o cidadão instale o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível nos sistemas Android e IOS, e siga o passo a passo. Não precisa sair de casa, não precisa pagar nada e leva poucos minutos.

4 – Alagoas Alerta -  O Detran está oferecendo aos usuários o parcelamento de débitos de veículos no cartão de crédito! O que esse serviço representa tanto para o órgão quanto para o usuário? O que o senhor evidencia disso?

Adrualdo Catão - É um serviço excelente para quem não tem condições de quitar todos os débitos de veículos, uma oportunidade de parcelamento e regularização simples e fácil.

Credenciamos empresas que oferecem o serviço e o acordo é feito inteiramente entre o usuário e a empresa, sem interferência do Detran. É uma medida de desburocratização na vida do cidadão, porque ele tem a liberdade de escolher a melhor forma, de acordo com sua situação, para estar regularizado conosco. Tanto para o cidadão quanto para nós isso é muito positivo.

5 - Alagoas Alerta -  Existe algum novo serviço a ser lançamento pelo Detran para os próximos dias?

Adrualdo Catão - Sim! A partir do dia 1 de agosto, vamos disponibilizar o serviço de Junta Médica diretamente nas clínicas. Isso vai facilitar muito pra o usuário porque não vai ser mais preciso abrir processo administrativo diretamente no Detran, basta o condutor emitir a guia no atendimento, agendar o exame pela internet, realizar o exame, e após a inserção do resultado será autorizada emissão da CNH automaticamente e ela será enviada para o endereço cadastrado em nossa base de dados.

Até o momento, duas clínicas atenderam os requisitos da portaria 1262/2019 para a realização do serviço, e esse número pode ser expandido futuramente. Também nesse semestre vamos disponibilizar a guia da junta também pelo nosso site. E no futuro vamos implantar nosso portal web, onde o cidadão poderá acessar informamos e serviços personalizados. Estamos caminhando sempre na direção da total digitalização dos serviços.

*Marcos Jorge Santos/Alagoas Alerta

 



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