28/03/2024 12:57:25

Alagoas
29/07/2019 12:00:00

UE critica ataques à oposição na Rússia

.


UE critica ataques à oposição na Rússia

A União Europeia (UE) criticou duramente, neste domingo (28/07), a detenção de mais de mil pessoas em manifestação da oposição em Moscou, no sábado, em defesa de eleições regionais livres e justas em setembro.

Em comunicado, a chefe da diplomacia da UE, Federica Mogherini, considerou que essas prisões e o uso desproporcional de força contra manifestantes pacíficos se insere numa "série preocupante de prisões e ataques policiais contra políticos da oposição nos últimos dias", considerando que "minam seriamente as liberdades fundamentais de expressão, associação e reunião".

"Esses direitos fundamentais estão consagrados na Constituição russa, e esperamos que eles sejam protegidos", afirma Mogherini.

Ao mesmo tempo, ela exigiu igualdade de oportunidades para todos os candidatos na próxima eleição regional. Segundo Mogherini, para que as eleições municipais de setembro sejam "um genuíno processo democrático é essencial criar as condições para a igualdade de oportunidades e um ambiente político inclusivo".

De acordo com informações de ativistas, na manifestação contra a exclusão de numerosos políticos da oposição das eleições regionais, mais de 1.370 pessoas foram presas no sábado na capital russa. Segundo relatos da mídia, a maioria delas já foi libertada.

Russland Moskau Protest Opposition Polizei (AFP/K. Kudryavtsev)

Manifestantes pediam igualdade de direitos em eleições regionais

A manifestação não autorizada no centro de Moscou pedia eleições livres e justas perante a recusa das autoridades eleitorais de registarem 57 candidatos da oposição para as eleições municipais de 8 de setembro. Algumas detenções foram feitas de forma violenta e muitos manifestantes foram feridos na cabeça, segundo a agência de notícias AFP.

A Comissão de Direitos Humanos, dependente do Kremlin, tomou posição favorável à oposição e apelou à comissão eleitoral para registar "todos os candidatos" que recolheram o mínimo de assinaturas necessárias, porque o contrário significa ignorar "a vontade de milhares de eleitores".

A oposição russa encara as eleições municipais como primeiro passo para tentar obter representação na Duma (câmara baixa do Parlamento), nas próximas legislativas de 2021.

O líder da oposição extraparlamentar a Vladimir Putin, Alexei Navalny, foi preso a semana passada, cumprindo uma pena de 30 dias por incentivar à participação na manifestação.

https://www.dw.com/pt-b



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News