28/03/2024 08:12:01

Atualidade
29/07/2019 07:00:00

Após abastecimento, navio iraniano deixa o Porto de Paranaguá (PR)


Após abastecimento, navio iraniano deixa o Porto de Paranaguá (PR)

Um dos navios iranianos que aguardavam abastecimento no Porto de Paranaguá, no Paraná, já recebeu combustível e seguiu viagem para o Porto de Imbituba, em Santa Catarina, onde receberá carga de milho para exportação. Em seguida, o MV Termeh retorna ao Irã. O outro navio, maior, chamado de MV Bavand, já está carregado com o milho para ser exportado e seguiu diretamente para o Irã ainda neste sábado (27.jul.2019).

As 2 embarcações estavam paradas há cerca de 50 dias porque a Petrobras se negou a abastecer os navios de bandeira do Irã. O governo iraniano está sob sanções aplicadas pelos Estados Unidos.

Com isso, eles ficaram impedidos de retornar ao país de origem. A Petrobras temia violar a legislação norte-americana devido ao embargo dos Estados Unidos ao Irã e, assim, sofrer prejuízos.

 

 

 

Na última 4ª feira (24.jul), o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, determinou que a Petrobras abastecesse os navios.

Milho para exportação

Segundo o escritório de advocacia que representa a Eleva, empresa que fretou os navios para exportar milho, 48h depois da decisão do STF, uma nova liminar obtida na Justiça de Paranaguá garantiu que fosse iniciado, nas primeiras horas deste sábado, o abastecimento dos navios iranianos Bavand e Termeh.

De acordo com o escritório, “o abastecimento é a parte final de 1 processo judicial contra a Petrobras, única produtora e distribuidora do IFO 380 no Brasil, que vinha se recusando a fornecer o combustível para a Eleva”. A carga total, de 100 mil toneladas de milho, é avaliada em mais de R$ 100 milhões.

“A decisão do STF garantiu a conclusão de uma operação comercial de exportação de milho ao Irã por uma empresa brasileira não sujeita a sanções pelas autoridades americanas. O entendimento foi de que a Petrobras não poderia sofrer sanções por fornecer esse combustível aos 2 navios, até porque está cumprindo uma decisão judicial”, afirmou Rodrigo Cotta, advogado do escritório Kincaid Mendes Vianna.

Com informações da Agência Brasil

MSN



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News