26/04/2024 01:14:41

Alagoas
27/07/2019 09:30:00

Instituto de Identificação de Alagoas implanta nova tecnologia biométrica, destaca superintendente


Instituto de Identificação de Alagoas implanta nova tecnologia biométrica, destaca superintendente

Em entrevista exclusiva ao portal Alagoas Alerta, o superintendente do Instituto de Identificação de Alagoas, Roney Presbítero de Arruda Nascimento, elencou uma série de ações do órgão, entre elas, a implantação da nova tecnologia biométrica. Segundo ele, esse novo sistema permite o reconhecimento facial e palmar e vai auxiliar os papiloscopistas e servidores do quadro da Perícia Oficial do Estado que desempenham suas atividades no Instituto.

Roney Presbítero também informou que o governador Renan Filho determinou a formulação de um termo de referência a fim de ser iniciada uma licitação para digitalização e inserção no sistema ABIS de todo arquivo civil de Alagoas, que hoje tem aproximadamente 1 milhão de fichas de prontuários.

Leia na íntegra a entrevista exclusiva  com o superintendente do Instituto de Identificação de Alagoas, Roney Presbítero de Arruda Nascimento, e saiba tudo sobre o processo de modernização do órgão.

1- Alagoas Alerta - Qual a ação de governo que o senhor destacaria, em termos de avanço no Instituto de Identificação de Alagoas, nesse seu tempo de gestão? 

Roney Presbítero - Diversas ações podem ser relatadas, dentre elas o aumento do número de ações itinerantes em todo o Estado; o crescimento de emissão de documentos em 20%; e  a ampliação do número de atendimentos domiciliares, visto que antes só eram realizados dentro da capital, podemos também destacar a abertura de novos postos na capital e no interior

2-  Alagoas Alerta – O que há de novo em relação ao atendimento das pessoas que procuram o Instituto de Identificação de Alagoas para tirar ou renovar documentos?

Roney Presbítero - Agora todos os postos serão informatizados, ou seja, não haverá mais postos manuais, onde as pessoas precisavam levar fotos 3x4 e entintar os dedos. Haverá a ampliação dos guichês e postos de atendimento na capital e interior, bem como o aumento e uniformização de horário de atendimento ao público onde todos os postos funcionarão de segunda a sexta-feira das 8h às 17h ressaltando que os postos do interior eram apenas até as 14h.

3-  Alagoas Alerta – Alagoas lançará novo modelo nacional para carteiras de identidade em agosto. O que há de novo neste documento? Haverá um único padrão de documento no País?

Roney Presbítero - Alagoas adotará o novo modelo nacional de carteiras de identidade estabelecido pelo decreto federal 9.278/2018. Este novo modelo trará uma série de modificações que vão dos mais modernos dispositivos de segurança contra fraudes e falsificações até a possibilidade de compactação em seu corpo de varias  informações, incluindo: nome social, número do CPF, Carteira de Trabalho e Previdência Social, CNH, do Certificado Militar, PIS/PASEP, do Título de Eleitor, CNS e documento de identidade profissional. Também poderá conter informações sobre tipo sanguíneo, fator RH e algumas condições específicas de saúde. Haverá sim um padrão nacional, contudo cada Estado continua com sua própria numeração.

4- Alagoas Alerta – Muita gente tem dúvidas quanto ao valor da emissão da Carteira de Identidade. Quanto está custando tirar a primeira e a segunda via de uma carteira? Quanto custa a renovação?

Roney Presbítero - A primeira via é gratuita e a segunda via continuará custando R$ 25,96 mesmo após o novo modelo, pois o interesse do Estado de Alagoas é sempre melhor servir a população.

5-  Alagoas Alerta – Outra questão é quanto à entrega do documento. Atualmente qual o prazo de entrega? A entrega é feita na sede do órgão ou pelos Correios? E qual horário de funcionamento do Instituto?

Roney Presbítero - A entrega das carteiras é realizada em todos os postos de Identificação, onde o requerente realizou a identificação. O prazo de entrega depende do local e do tipo do serviço. Sendo Capital e primeira via ou segunda via (para quem já tem um RG a partir de 2003) - 3 dias úteis. Capital e segunda via (para quem tem RG antes de 2003) - 45 dias. Esse prazo é maior devido aos prontuários civis antigos serem físicos e ainda não pertencerem à base informatizada do Estado e, com relação aos horários, como já disse, todos os postos atenderão ao público das 8h às 17h.

6-  Alagoas Alerta –  Por fim, quais os planos  em relação as ações do Instituto para os próximos anos de governo?

Roney Presbítero - Com relação aos próximos avanços já adiantamos uma notícia de primeira mão que o governador Renan Filho - após uma reunião com o secretário de Segurança Cel Lima Júnior, o perito geral do Estado Manoel Melo e com o Instituto de Identificação - já determinou a formulação de um termo de referência para iniciarmos uma licitação para digitalização e inserção no sistema ABIS de todo arquivo civil de Alagoas, que hoje tem aproximadamente 1 milhão de fichas de prontuários. Outro grande avanço será com relação à nova tecnologia biométrica que já estamos adotando e - com esse sistema implantado a partir de hoje (sexta-feira 26 julho ), que nos permite o reconhecimento facial e palmar, um equipamento fantástico - vai auxiliar muito os papiloscopistas, servidores do quadro da Perícia Oficial do Estado que desempenham suas atividades no Instituto de Identificação, os mesmos são os responsáveis pela análise e formulação de laudos de Identificação civil e criminal de pessoas, assim fazendo nossa Pericia uma das mais eficientes do País para colaborar cada vez mais com a Segurança Publica de Alagoas.

*Marcos Jorge Santos/Alagoas Alerta



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News