28/03/2024 16:40:55

Saúde
27/07/2019 18:00:00

4 dicas para evitar a bronquiolite

Doença é uma das principais causas de internação no primeiro ano de vida


4 dicas para evitar a bronquiolite

Os dias ensolarados e o tempo seco, típicos do inverno, são a combinação perfeita para a propagação de vírus que causam doenças respiratórias, como a bronquiolite.

Wylma Hossaka, pediatra e coordenadora do pronto-socorro infantil do Hospital BP, explica que a melhor forma de prevenção é a informação. Ela ressalta que adotar alguns hábitos e cuidados simples, especialmente em relação às crianças, pode prevenir problemas mais sérios decorrentes deste tipo de virose e manter toda a família saudável.

Por isso, preparamos uma lista com as 4 dúvidas mais frequentes sobre a doença, para que você fique bem informada e apta a prevenir a bronquiolite. Anote aí!

1. Bronquiolite, asma e bronquite são a mesma coisa? Não, mas possuem sintomas bem parecidos, sendo o principal deles a dificuldade para respirar. Porém, as causas e grau de gravidade dessas doenças são diferentes.A asma e a bronquite são doenças inflamatórias que atingem os brônquios – tubos que levam o ar aos pulmões, já a bronquiolite é infecciosa e afeta os bronquíolos, que são as ramificações dos brônquios.

Enquanto a asma tem origem genética e pode ser desencadeada por fatores alérgicos como cheiros ou pó, a bronquite pode ser causada por vírus ou por bactéria (casos agudos) ou por agentes irritantes como o cigarro (casos crônicos). Já a bronquiolite é causada por vírus, na maior parte dos casos pelo vírus sincicial respiratório (VRS).Como alguns dos sintomas destas doenças podem ser confundidos com os do resfriado e os da gripe, é muito importante buscar a avaliação de um especialista que faça o diagnóstico correto.

2. Bronquiolite é doença só de bebê ou adulto também pega? Sim, é uma doença característica de bebês e crianças pequenas (até 3 anos), porque elas têm o sistema imunológico ainda em formação e, portanto, mais frágil. Por causa dessa fragilidade imunológica é preciso redobrar o cuidado com bebês prematuros ou que tenham doenças crônicas como a cardiopatia congênita.

Já as crianças maiores e os adultos costumam ter asma ou bronquite.

3. Bronquiolite mata? Não, mas se não for diagnosticada e tratada rápida e adequadamente por um especialista, a bronquiolite pode evoluir para problemas graves como a desidratação, a insuficiência respiratória e a pneumonia, colocando a saúde e a vida em risco.

4. Como prevenir? Uma das medidas mais simples e baratas para isso é a higienização das mãos, ou seja, lavar as mãos sempre antes de tocar os bebês. Também é importante evitar aglomerações e locais fechados nos quais os vírus que provocam a infecção possam estar, bem como, evitar que os bebês tenham contato com pessoas resfriadas ou gripadas. E, claro, manter o acompanhamento pediátrico para garantir o crescimento saudável da criança.

Notícias ao Minuto



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News