29/03/2024 03:25:56

Cidades
26/07/2019 19:30:00

Promotor faz visita as escolas de Joaquim Gomes junto com defesa civil estadual e corpo de bombeiros


Promotor faz visita as escolas de Joaquim Gomes junto com defesa civil estadual e corpo de bombeiros

Nesta quarta-feira (24), o promotor de justiça da comarca de Joaquim Gomes, Paulo Barbosa fez uma visita as escolas em reformas e os locais improvisados preparados para receber os alunos da rede municipal de ensino desta cidade. O representante do MP esteve acompanhado dos técnicos da defesa civil estadual que vieram atendendo a sua solicitação. Corpo de Bombeiros também fizeram trabalho de vistoria das obras. O comandante do Batalhão Escolar, Tenente Coronel Francelino também acompanhou o promotor.

Além dos órgãos fiscalizadores, quem também fez parte da visita foi a secretária de educação, Isabel Oliveira, engenheiro civil da prefeitura, Daniel Santos, além de outros assessores do governo. Antônio de Araújo Fragoso também participou da visita representando pais de alunos, ele que é parte da denúncia ao Ministério Público.

A vistoria foi feita nas escolas: Maria do Carmo de Oliveira Melo, Escola Nossa Senhora Rainha da Paz, Cicera Santos Marinho e São José, as últimas três funcionando no mesmo prédio.

A fiscalização aumentou após o incidente ocorrido no último dia 11 de julho, quando o prédio onde funcionaria uma escola improvisada desabou, embora a tragédia, não houve vítima,mas devido o fato ampliou-se a preocupação de pais de alunos com as reformas de escolas em andamento no município.

A visita visa conhecer as questões estruturais e com base em relatório técnico da defesa civil ser apresentado cobrar para que a prefeitura tome as medidas necessárias para resolver problemas que possam comprometer a segurança dos alunos e funcionários.

Sargento Sander representante da defesa civil estadual, disse que, inicialmente identificou alguns pontos que precisam ser melhorado para garantir as condições mínimas de funcionamento, e que já indiciou a secretaria de educação para que possa tomar as medidas de resolutividade, ele disse ainda que, aguardará da prefeitura, que os engenheiros responsáveis pelas obras de reformas e dos locais improvisados apresentem um termo de responsabilidade pelas obras, suas ARTs, tudo será anexado ao processo e logo um laudo será apresentado. Disse.

O promotor de justiça, Paulo Barbosa, disse que inicialmente e como leigo não tem como diagnosticar sobre as condições, mas destacou que, as salas improvisadas divididas por tapumes, foi possível notar crianças estudando em ambientes sem nenhuma acústica, já que se ouve barulhos entre uma sala e outra.

Engenheiro da prefeitura, representante de pai de alunos também acompanhou visita. (Foto: Luzamir Carneiro/jgnoticias)

Sobre as medidas a serem tomadas, o ministério público aguardará os laudos, tanto da defesa civil, como do corpo de bombeiros e se ficar comprovada alguma irregularidade, deve agir com recomendações para que o município possa proceder conforme orientação da defesa civil e os órgãos responsáveis pela garantia estrutural dos locais.

Ele voltou a criticar a questão de estradas e disse que fará nova visita in loco para verificar as condições dos transportes escolares e também as estradas, ele conta que, em 2017 quando visitou o local, o que notou hoje é que nada mudou de lá pra cá, então voltarei aos locais e agirei para tomar as providências cabíveis junto ao município. Disse.

Daniel Santos, engenheiro civil da prefeitura, disse ao jgnoticias que, a visita do promotor e da defesa civil é importante e soma-se ao trabalho da prefeitura que vem sendo feito para garantir as melhores condições de aula e que, o governo municipal vem atuando de forma veemente para que as obras sejam concluídas de forma mais rápida possível, ele disse que, as empresas responsáveis pela execução das obras vão apresentar suas Anotações e colaborar para o trabalho da defesa civil.

Defesa civil estadual conversou com a secretária de educação e com o engenheiro da prefeitura e já apresentou algumas medidas que precisam ser tomada. (Foto: Luzamir Carneiro/jgnoticias)

A Secretária de Educação, Izabel Oliveira, também disse ser importante a presença do MP e da defesa civil e que, isso somente ajuda no trabalho responsável que já vem sendo executado pela gestão que tem se preocupado e cobrado de sua equipe trabalho sério e com responsabilidade para o bem de todos. Ela voltou a falar sobre as aulas nessas escolas e garantiu que só serão retomadas após serem feitos os reparos nas estradas e também na própria escola, em lugares onde ainda estaria molhando devido às fortes chuvas.

Toninho Fragoso que acompanhou a visita disse que vai aguardar laudos técnicos e mantém o discurso de que estar lutando pelo bem de seu filho e de todos alunos que estudam nessas escolas.

JG Notícias



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News