26/04/2024 21:21:54

26/07/2019 16:00:00

Principal comprador de milho brasileiro, Irã ameaça cortar importações do Brasil por impasse com navio


Principal comprador de milho brasileiro, Irã ameaça cortar importações do Brasil por impasse com navio

Irã ameaçou cortar as importações do Brasil se a Petrobras não abastecer os navios iranianos que estão no Porto de Paranaguá, no Paraná. Os dois cargueiros estão parados desde junho por falta de combustível e a estatal se recusa a abastecer por temer punições dos Estados Unidos.

O embaixador do Irã em Brasília afirmou que se as autoridades brasileiras não resolverem a situação, o país pode procurar novas parceiros para comprar milho, soja e carne. Por ano, o Brasil exporta cerca de US$ 2 bilhões para o país.

Os principais produtos são milho, carne bovina e açúcar. No caso do milho, os iranianos são responsáveis por comprar um terço de toda a exportação brasileira.

Os cargueiros parados no Porto de Paranaguá trouxeram ureia e voltariam para o Irã carregados com uma carga de 100 toneladas de milho. Mas a Petrobras se recusa a abastecer os navios temendo entrar na lista “negra” dos Estados Unidos e sofrer sanções.

Para resolver o conflito, o embaixador iraniano afirmou que o país considera enviar combustível para os dois navios, mas essa seria uma opção demorada e cara.

O governo de Donald Trump aumentou a pressão diplomática sobre o Irã nos últimos dias. Os conflitos se intensificaram após os norte-americanos abandonarem o acordo nuclear envolvendo Teerã, assinado em 2015.

O impasse ocorre no momento que o Brasil busca aproximação com os Estados Unidos. Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que as represálias do governo de Trump ao Irã são um risco para as empresas brasileiras.

No domingo (21), questionado sobre a crise, Bolsonaro disse que está alinhado à política dos Estados Unidos. Em comunicado, o Itamaraty afirmou que está trabalhando com as autoridades no caso e que o processo corre em sigilo de justiça.

*Com informações da repórter Natacha Mazzaro

JP



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News