18/04/2024 22:55:01

Governo
25/07/2019 17:30:00

CPI pode ser criada para apurar transportes escolares de AL


CPI pode ser criada para apurar transportes escolares de AL

A precarização do transporte escolar de Alagoas movimentou a opisição do governo de Renan Filho (MDB) a cobrar uma solução imediata do problema, que se arrasta há anos, e tem gerado uma onda de protestos. O assunto deve voltar à discussão na Assembleia Legislativa em uma audiência pública. Uma CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] para discutir o tema não está descartada.

"O serviço é de péssima qualidade e soube de informações de que há atraso no pagamento aos transportadores em Atalaia também há mais de três meses. Alguns destes motoristas não querem mais fazer o transporte, por falta de manutenção e colocam os estudantes numa situação de prejuízo total", avalia deputado Bruno Toledo. "O tema não é novo e eu espero que o governo ache logo uma solução".

Ele também se dispõe a sugerir que o tema volte a ser discutido em plenário de maneira mais contundente e não descarta propor a criação de uma CPI, com a finalidade de investigar a situação mais profundamente.

O deputado David Maia, do Democratas, lembrou que o transporte escolar do Estado já foi pauta de debate em duas sessões na ALE e que há uma proposta, do deputado Francisco Tenório (PMN), de se convocar uma audiência pública para discutir o assunto com a sociedade. A sessão especial não tem dada marcada.

"Esta questão já deveria ter sido resolvida há muito tempo, principalmente em Maceió, que não há acordo com a prefeitura para o fornecimento do serviço. A situação chegou a um ponto insustentável, sendo necessária uma resposta imediata. Hoje, por exemplo, o Cepa não funcionou e o trânsito complicou. Em Palmeira dos Índios, até os estudantes se uniram aos transportadores para buscar melhorias", destacou Maia.

O presidente da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esporte da ALE, deputado Marcelo Beltrão (MDB), disse que gostaria de receber um grupo dos transportadores para poder entender o que, realmente, está acontecendo. Mas, já adiantou que a burocracia não pode prejudicar o serviço, considerado essencial para garantir a presença dos alunos na escola.

"É inadmissível que o transporte escolar não esteja funcionando em Alagoas. A comissão está à disposição para receber os representantes dos transportadores. Precisamos documentar tudo e buscar soluções com o governo do Estado, mas a provocação é necessária", avisou o parlamentar.

Jornal de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News