28/03/2024 08:39:20

Política
25/07/2019 10:30:00

Pesquisa Ibrape indica nome do MDB para suceder Renan Filho


Pesquisa Ibrape indica nome do MDB para suceder Renan Filho

Após oito anos de domínio do PSDB, com Teotonio Vilela Filho, e os oitos anos de Renan Filho (MDB), as duas siglas mais expressivas da política alagoana, nos últimos tempos, estão ameaçadas de perderem espaços estratégicos.

Sem nome competitivo para 2020, os tucanos trabalham com duas possibilidades, mas nenhuma com candidatura própria. A turma ligada ao presidente estadual está agindo para uma aliança com JHC (PSB). Já o grupo de Rui prefere a indicação de Alfredo Gaspar de Mendonça. O imbróglio para os tucanos está no compromisso com o pleito de 2022. É que ninguém confia em João Caldas da Silva, pai, tutor e fiador de JHC.

No caso do MDB, que não vence na capital desde 1988, quando Guilherme Palmeira derrotou Renan Calheiros. Aliás, desde aquele ano nenhum nome do MDB ou apoiado por Renan venceu na capital. E a seca deve continuar. Também sem nome competitivo o “velho” Renan mostra que não abre mão do projeto de poder, de 20 anos, para o governo de Alagoas. Ele já sabe que o perfil introspectivo (politicamente falando) de Luciano Barbosa não agrada, não soma e ele não faz o dever de casa para ciscar para dentro. O projeto Luciano tem dado tanto errado que nem o Plano B (candidato a prefeito de Arapiraca) será colocado em prática. Lá, o MDB vai – mais uma vez - com Ricardo Nezinho.

O nome da vez para o Estado
Quem conhece Renan Calheiros sabe que ele age – sempre – em silêncio. Mas nunca deixou de emitir sinais de fumaça para o que pretende. O prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley, eleito e reeleito preside a Associação dos Municípios Alagoanos graças ao “abraço” de Renan acaba de ser lançado – extraoficialmente para o grande público – como o nome do MDB para suceder Renan Filho.

Como sei disso?
Pelos números recentes do Ibrape, que coloca Hugo Wanderley com 94% de aprovação em Cacimbinhas. Ao serem perguntados sobre a opinião em relação à administração do prefeito 47% responderam ótimo; 47% bom; 3% regular 3%; ruim 2%, péssimo 1%, não sabe 0%.

Sobre os números excepcionais, mesmo sem realizações significativas, Hugo Wandeley foi claro: “só posso atribuir essa aprovação à proximidade de nossa gestão com a população”.

Detalhe determinante
Hugo é filho do médico José Wanderley Neto, amigo de primeira ordem de Renan, que o indiciou como vice-governador no primeiro mandato de Teotonio Vilela. É uma questão de confiança. Como você sabe, Renan é Renan.

Al1



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News