18/04/2024 19:22:16

Internacional
25/07/2019 15:00:00

Rússia tenta interferir nas eleições norte-americanas de 2020, diz FBI


Rússia tenta interferir nas eleições norte-americanas de 2020, diz FBI

O diretor do FBI, Cristopher Wray, disse nesta 3ª feira (23.jul.2019) que a Rússia está tentando interferir nas eleições dos EUA, marcadas para 2020. O país já teve participação no pleito de 2016, quando impulsionou conteúdo anti-Hillary Clinton para favorecer Donald Trump, que foi eleito.

Em depoimento ao comitê judicial do Senado –Casa controlada pelos republicanos– Wrat afirmou: “Os russos estão tentando interferir em nossas eleições”.

Apesar das próximas eleições estarem marcadas apenas para novembro do ano que vem, a disputa já está na fase das primárias, que decidirá o indicado de cada partido. Entre os democratas, são 24 nomes no certame. Os favoritos da oposição são o ex-vice-presidente Joe Biden e os senadores Bernie Sanders, Elizabeth Warren e Kamala Harris.

Mueller Report

Em abril, o relatório do procurador especial Robert Mueller comprovou que a Rússia interferiu nas eleições de 2016 para beneficiar Trump. O documento, no entanto, se isentou de acusar Trump de conluio com os russos.

Mueller, contudo, negou que o inquérito tenha livrado o presidente Donald Trump do crime de obstrução de Justiça, mas afirmou que não havia opção legal para acusar formalmente o republicano no caso.

“Acusar o presidente de 1 crime não era uma opção que podíamos considerar. Mas, se tivéssemos confiança de que o presidente não cometeu 1 crime, teríamos dito isso”, afirmou Mueller. “Apenas não fizemos uma deliberação sobre se o presidente cometeu 1 crime ou não.”

O procurador fará 1 depoimento ao Capitólio nesta 4ª feira (24.jul.2019) para responder a questionamentos dos congressistas acerca do relatório, que foi publicado com rasuras que ocultavam trechos confidenciais.

MSN



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News