26/04/2024 09:15:59

Educação
25/07/2019 10:00:00

Portaria do MEC não tira das federais autonomia de nomear pró-reitores


Portaria do MEC não tira das federais autonomia de nomear pró-reitores
Portaria nº 1.373/2019 do Ministério da Educação (MEC), publicada na última quinta-feira (18) no Diário Oficial da União, gerou polêmica, mas, diferentemente do que circulou na internet, não dará mais poder ao ministro Abraham Weintraub sobre as universidades. 
 
O documento passou a valer no lugar da Portaria nº 1.212/2017, que foi revogada, e despertou temor de que pudesse colocar em risco a autonomia de universidades e institutos federais. Circulou em sites a interpretação equivocada de que o MEC passaria a escolher e nomear pró-reitores (ou decanos) e diretores de faculdades, tirando das instituições federais essa liberdade.
 
No entanto, essa leitura traduz confusão com o linguajar técnico da portaria. Consultado pela reportagem, o MEC esclareceu que as nomeações de cargos de direção e funções gratificadas em universidades e institutos federais continuam sendo de responsabilidade dessas instituições, que não perdem autonomia. 
 
Essas designações não precisam passar pelo MEC nem pela Casa Civil, continuando a cargo das próprias universidades e institutos. Confira nota enviada pelo MEC por e-mail na íntegra:
 

UnB reitera esclarecimento do MEC

Após consultar a equipe jurídica, a Reitoria da Universidade de Brasília (UnB) chegou à conclusão de que a nova portaria não impactará a rotina da instituição. Em nota enviada por e-mail, a UnB afirmou que “a portaria não muda nada na atual sistemática de nomeação.”
 
Correio Braziliense


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News