26/04/2024 04:13:46

Saúde
24/07/2019 08:00:00

Pessoas com implantes dentários doentes podem fazer tratamento na USP

Estudo na Faculdade de Odontologia, em São Paulo, precisa de voluntários com peri-implantite para acompanhamento durante um ano


Pessoas com implantes dentários doentes podem fazer tratamento na USP

Está com problemas em seu implante dentário? Um projeto de pesquisa da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, em São Paulo, estudará a ação do tratamento contra a peri-implantite, doença que atinge a área ao redor dos implantes. A peri-implantite é uma doença que atinge os implantes osseointegrados – integrados ao osso – provocando a perda óssea e até mesmo do implante.

A FO busca voluntários de diversos perfis para comparação. O primeiro será composto por quem se enquadra no grupo de risco, ou seja: pessoas que possuam implantes dentários e que sejam diabéticas, fumantes ou com histórico de doença periodontal, inflamação nas gengivas e em torno do dente. O segundo é o grupo controle, fora do risco. O tratamento é gratuito.

O estudo avaliará a resposta clínica ao tratamento cirúrgico da peri-implantite, oferecido pelos próprios pesquisadores, por cerca de um ano. O tratamento propõe a retirada das bactérias que se desenvolvem em torno dos implantes e a cirurgia é gratuita – mas próteses e implantes novos não estão inclusos caso a troca se torne necessária.

“Queremos acompanhar por um ano os pacientes e descobrir se a resposta será igual ou diferente nesses grupos de pacientes”, explica Luiz Lima, professor responsável pela pesquisa.

O voluntário terá seu acompanhamento nas clínicas de atendimento da FO, às segundas e quartas-feiras à tarde. Cada paciente terá um cronograma particular para comparecer.

A peri-implantite é um processo inflamatório que resulta na perda de osso de suporte nos tecidos que envolvem os implantes, podendo haver sangramento e supuração nas áreas ao seu redor, além de mau hálito e gosto ruim na boca. Essa é a complicação biológica mais frequente de implantes dentários.

Os interessados devem entrar em contato através do e-mail projetopi.fousp@gmail.com, com o Whatsapp (11) 94528-3581 ou pela página no Facebook, Projeto Peri-Implantite da FOUSP.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News