26/04/2024 17:14:37

Especial
22/07/2019 19:00:00

Puberdade precoce: entenda do que se trata e saiba como tratá-la


Puberdade precoce: entenda do que se trata e saiba como tratá-la

Sem as injeções que Larissa Borges, 9 anos e meio, toma a cada 28 dias, talvez a menina já tivesse menstruado e sua altura seria de mais ou menos 1,52 metro. Ela está no 15º mês de tratamento para a puberdade precoce. A primeira injeção a fez chorar muito, mas, depois, acostumou-se. A professora da menina sabe que, uma vez por mês, em uma segunda-feira, a estudante se ausentará das aulas para tratamento.

Em janeiro do ano passado, ao ajudar a filha Larissa a lavar o cabelo no banho, Eliana Borges, 38, enfermeira, notou que começavam a aparecer brotos mamários. “Ela tinha acabado de fazer 8 anos. Não estava muito exagerado, mas estranhei”, relembra. Levada ao pediatra, o médico afirmou que poderia se tratar de puberdade precoce e que a menina deveria ser consultada por um endocrinologista.
 
Começaram os exames. O raio-x da mão esquerda apontava que a idade óssea de Larissa era de 12 anos, ou seja, quatro a mais que a idade cronológica da menina. Em geral, a diferença não pode passar de seis meses. “No início, eu fiquei desesperada, mas a médica me acalmou”, conta.


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News