20/04/2024 08:55:22

Saúde
20/07/2019 08:00:00

Sua comida pode melhorar seu desempenho sexual?


Sua comida pode melhorar seu desempenho sexual?

e existissem evidências de que um único alimento pudesse aumentar a nossa libido, a potência ou o prazer sexual, provavelmente ele venderia que nem água.

Ao que se sabe, uma dieta balanceada, um estilo de vida ativo e boa saúde mental é o que realmente pode melhorar sua vida sexual. Mas será que existem alimentos específicos que sejam "afrodisíacos naturais"?

Ingredientes que despertam a liberação de hormônios ligados à felicidade, como a endorfina; que contenham nutrientes associados à libido ou que simplesmente estejam relacionados à riqueza e ao sucesso costumam ser alvo da crença popular de que aumentariam o desejo sexual.

Vamos dar uma olhada na ciência e na história por detrás das teorias, e considerar se algum desses alimentos podem realmente melhorar a sua vida sexual.

Comer ostras realmente funciona?

Ostras numa tábua de madeira em formato de coraçãoDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionA ideia de que ostras são afrodisíacas parece estar ligada ao mito de Afrodite

Reza a lenda que o italiano Giacomo Casanova (1725-1798), um dos amantes mais famosos da história, comia 50 ostras todo café da manhã.

Apesar disso, não existem provas de que o hábito de comer ostras esteja realmente ligado a um maior apetite sexual. Então, de onde veio essa crença?

A lenda diz que Afrodite, a deusa grega do amor, beleza e sexualidade, nasceu a partir da espuma do mar. Por isso, os frutos do mar ganharam uma aura afrodisíaca.

Mas há pelo menos uma boa notícia para os apreciadores das ostras: os moluscos são ricos em zinco, que é um nutriente essencial para a produção de testosterona, o hormônio masculino.

A pesquisa mais recente na área sugere que o zinco pode ser usado para tratar a infertilidade masculina e aumentar a qualidade dos espermatozoides.

Outras boas fontes de zinco são mariscos, carne vermelha, sementes (de abóbora, cânhamo, gergelim), castanhas (de caju, do pará, amêndoas), legumes (grão de bico e alguns tipos de feijão), leite e queijo.

Chocolate amargo pode te fazer um amante melhor?

Mulher com batom vermelho morde pedaço de chocolateDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionChocolate amargo pode te dar uma sensação parecida com a de se apaixonar, dizem os cientistas

Comer chocolate amargo pode te dar uma sensação parecida com a de se apaixonar, de acordo com pesquisadores. Isto acontece porque a iguaria contém uma substância chamada feniletilamina (PEA, na sigla em inglês). Esta é conhecida como "droga do amor".

A PEA - que corre solta pelo cérebro nos primeiros meses de um relacionamento - estimula a liberação do hormônio do bem-estar, a dopamina.

No entanto, o chocolate amargo contém apenas uma quantidade pequena de PEA, e há dúvidas sobre se ele permanece ativo depois de ingerido.

O cacau também contém um aminoácido chamado triptofano, que seria capaz de aumentar a irrigação sanguínea e os níveis de serotonina (um outro "hormônio da felicidade" produzido pelo corpo).

Então quando começou a ligação entre chocolate e desejo sexual? Provavelmente, em algum momento do século 16.

O primeiro europeu a provar chocolate teria sido o conquistador espanhol Hernán Cortéz, no século 16. Ele liderou uma expedição aos impérios maia e asteca, tomando o controle da maior parte do que é hoje o México moderno para o Reino de Castilla, na Espanha.

Cortéz escreveu ao rei de Castilla dizendo que havia visto os maias bebendo uma mistura de cacau, que "aumenta a resistência física e combate a fadiga".

Entretanto, os antigos castelhanos podem ter atribuído benefícios médicos ao chocolate que os maias não levavam em consideração. E certamente não há evidências científicas que apoiem seu uso como afrodisíaco.

Em compensação, você pode encontrar o triptofano, presente no chocolate, em várias outras fontes: salmão, ovos, carne de frango, espinafre, sementes, castanhas e produtos à base de soja.

Pimentas podem temperar a sua vida amorosa?

imagem artística de uma pimentaDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionPimentas aumentam o metabolismo e os batimentos cardíacos, mas não há provas de que realmente sejam afrodisíacas

O "ardido" das pimentas vem de uma substância chamada capsaicina, e há pesquisas mostrando que esse composto químico pode induzir a liberação de endorfina (sim, outro hormônio do bem-estar) para criar uma espécie de "barato" da pimenta.

A pimenta também aumenta o metabolismo e eleva a temperatura corporal e os batimentos cardíacos - reações fisiológicas similares às que temos quando fazemos sexo.

Apenas lembre-se de lavar bem as mãos depois de manusear pimenta!

Álcool ajuda ou atrapalha?

brinde com duas taças de vinho tintoDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionO álcool pode diminuir a sua timidez, mas o melhor é não exagerar

O álcool pode aumentar o desejo sexual ao diminuir a timidez. Mas, como lembra o personagem de Shakespeare, Macbeth, o álcool "provoca o desejo, mas leva embora a performance".

A sensibilidade também é reduzida em homens e mulheres que bebem muito álcool, e, ao longo do tempo, a bebida pode diminuir seu desejo sexual e até induzir a impotência, em casos graves.

Além disso, cheirar a boteco também não é exatamente excitante.

Como você pode diminuir o seu risco de disfunção erétil?

Jovem em cama faz sinal de 'positivo'Direito de imagemGETTY IMAGES
Image captionSalada de frutas pode ser sua melhor amiga para melhorar a libido

Pesquisas recentes sugerem que o consumo de alimentos ricos em certos flavonoides - compostos extraídos de plantas - está associado a um risco reduzido de disfunção erétil (DE).

Um estudo descobriu que um flavonoide em particular, a antocianina (encontrada em mirtilos), e outros encontrados em frutas cítricas, oferecem o potencial de prevenir a disfunção erétil.

Uma ingestão maior de frutas está associada a uma redução de 14% no risco de disfunção erétil e uma combinação de consumo de alimentos ricos em flavonoides e exercício físico pode reduzir o risco em 21%.

Então, mande ver na salada de frutas!

Outras pesquisas sugerem que a chamada "dieta mediterrânea" pode ser eficaz na prevenção da disfunção erétil e na preservação da função sexual. Este tipo de dieta é baseada em grãos integrais, frutas, verduras, legumes, amêndoas, nozes e azeite de oliva.

Outras fontes de antocianina incluem cerejas, amoras, cranberries, framboesas, algumas uvas, beringelas e repolho roxo.

Afrodisíacos em resumo

O nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli (Itália, circa 1445 - 1510).Direito de imagemGETTY IMAGES
Image captionAfrodite - divindade grega que os romanos rebatizaram de Vênus - surgiu do mar. Por isso, os antigos consideravam que frutos do mar eram afrodisíacos

Os afrodisíacos podem ser divididos em três categorias: os que estimulam a libido, os relacionados à potência sexual e os que estimulam o prazer.

Mas não há nenhuma evidência científica de que algum deles realmente funcione, pois é muito difícil medir o sucesso desses alimentos.

Na verdade, o único alimento afrodisíaco realmente comprovado é ... o cheiro de frutas maduras e podres. E só é eficaz em moscas de fruta masculinas.

O Dr. Krychman, especialista em saúde sexual, diz acreditar que as pessoas comem alimentos ditos afrodisíacos simplesmente porque acreditam que vão funcionar. E questiona: se algo funcionou para você, importa o porquê?

Muitos dos chamados afrodisíacos são alimentos saudáveis. Mas é aconselhável ficar longe de extratos de plantas e substâncias que não tenham sua segurança comprovada; e de qualquer coisa que alegue ser uma cura milagrosa.

Doenças associadas ao baixo desejo sexual

Se você sofre com a falta de libido, é possível que o problema esteja associado a uma doença de fundo. Portanto, é melhor consultar o seu médico antes.

BBC Brasil



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News