25/04/2024 07:18:05

Alagoas
19/07/2019 10:30:00

Quatro municípios de Alagoas são selecionados para prêmio de inovação na gestão pública


Quatro municípios de Alagoas são selecionados para prêmio de inovação na gestão pública

Quatro municípios de Alagoas tiveram projetos homologados para o Prêmio MuniCiência 2019-2020, desenvolvido pela Confederação Nacional do Municípios (CNM) com apoio da União Europeia no Brasil. Mais de 200 localidades, entre consórcios e municípios, inscreveram-se para a disputa, conforme lista divulgada pela confederação nesta quarta-feira (17).

De acordo com os organizadores, as iniciativas apresentadas devem ser analisadas por uma comissão de especialistas, nos próximos dias, que irão pontuar cada projeto conforme o edital de seleção. Entre as propostas apresentadas, as 30 melhores pontuadas passarão para a segunda fase. Após essa etapa, 10 finalistas irão à juri popular no período de 7 de outubro de 2019 a 31 de março de 2020.

Por Alagoas concorrem ao prêmio os municípios de Mar Vermelho com dois projetos, "Educa + Mar Vermelho" e "Curso de Informante Turístico Loca - Um despertar para o Turismo"; Palmeira dos Índios com "Busca por Excelência na Gestão Pública"; Penedo com "Tecnologia na Saúde: facilitando a gestão do cuidado de pessoas portadores de doenças crônicas" e Rio Largo, com a proposta "Mudança na gestão e efetivação dos serviços de arrecadação".

Conforme os realizadores, entre os critérios está a escolha de seis municípios de cada uma das cinco Regiões do Brasil, sendo um na categoria grande porte (acima de 300 mil habitantes); dois de médio porte (de 50 mil a 299.999 mil); e três de pequenos (até 49.999 habitantes).

"Importante destacar que, nesse processo, serão respeitadas as diferenças do que é inovação em cada região. As 30 iniciativas melhor pontuadas, passarão ainda pelo crivo do Conselho Político da CNM para validação. O resultado das que seguirão para a próxima fase será divulgado em 9 de agosto de 2019. Entre 12 de agosto e 2 de setembro de 2019, acontece a 2ª etapa do prêmio. Nesse período, as pré-finalistas deverão apresentar informações complementares, evidências da iniciativa e depoimento do prefeito(a). Depois do detalhamento, 10 finalistas seguirão para o voto popular na internet. O público terá, de 7 de outubro de 2019 a 31 de março de 2020, para fazer a sua escolha", informam os organizadores. 

Ainda conforme a CNM, os gestores das cinco primeiras colocadas, por meio da votação popular, serão convidados para participar de um seminário internacional para troca de experiências. O resultado final será anunciado na XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em 2020.

"O Prêmio MuniCiência está em sua 3ª edição e tem como objetivo identificar, reconhecer e compartilhar iniciativas municipais inovadoras, que impactam positivamente na administração pública e na sociedade", destacam.

Já é Notícia



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News