28/03/2024 23:20:48

Justiça
18/07/2019 19:30:00

Justiça determina reintegração dos 15 jornalistas demitidos da TV Gazeta de Alagoas


Justiça determina reintegração dos 15 jornalistas demitidos da TV Gazeta de Alagoas

Uma decisão liminar do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) pediu a reintegração dos 15 jornalistas demitidos da TV Gazeta de Alagoas logo após a greve de jornalistas alagoanos chegar ao fim no último dia 3 de julho. Na decisão anunciada nesta terça-feira (16) sobre as demissões, o juiz do Trabalho Luiz Henrique Candido da Silva afirma que “há prova robusta do direito invocado e do ato patronal que lhe é lesivo”.

Ainda no documento da decisão judicial, o juiz diz que ‘apesar da proibição [das demissões], o requerido [TV Gazeta de Alagoas] deflagrou o procedimento de dispensa de vários empregados’.

“O risco de dano está caracterizado pela latente possibilidade de perda do meio de subsistência próprio e da família”, diz o documento do TRT/AL.

Sindjornal

A reintegração dos profissionais foi comemorada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal). O advogado do sindicato, Kleber Santos, disse que a liminar do TRT/AL é uma grande vitória dos jornalistas, principalmente porque as demissões foram uma afronta à decisão tomada pelo Poder Judiciário, no julgamento do dissídio coletivo, onde a sentença normativa determinou que houvesse a garantia de emprego dos profissionais por 90 dias.

“A Gazeta, como forma de retaliação, como forma de afronta, demitiu 15 jornalistas no dia 4 de julho. Ou seja, ela tomou essa decisão de retaliar esses empregados, que participaram ativamente da greve. A Gazeta resolveu fazer isso para tentar dar uma lição aos demais empregados, aos demais sindicalistas e a toda sociedade. A empresa tentou mandar um recado para a sociedade, e hoje o Judiciário fez justiça e colocou a Gazeta de Alagoas no seu devido lugar”, afirmou o advogado à reportagem da Tribuna.

Kleber Santos completa dizendo que a decisão da Justiça é uma resposta à Gazeta, que desrespeitou o Poder Judiciário e puniu os grevistas. “Essa atitude da empresa mostrou uma clara perseguição”, disse o advogado. Segundo Kleber Santos, os jornalistas que foram demitidos ilegalmente pela Gazeta de Alagoas já devem ser reintegrados à empresa nesta quarta-feira (17).

“O Judiciário, por meio do oficial de Justiça, vai encaminhar o mandado à Gazeta para que eles cumpram a reintegração dos jornalistas”, afirmou o advogado.

O presidente do Sindjornal, Izaías Barbosa, disse que a decisão do TRT/AL é o carimbo que comprova a vitória dos jornalistas. “A gente conseguiu provar que as demissões foram irregulares e a Justiça está reconhecendo isso. A nossa luta é histórica. Na greve, lutamos por uma causa justa e não poderíamos ser penalizados por estar lutando por aquilo que é nosso de direito”, afirmou o presidente.

*Tribuna Hoje



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 94
Notícias Agora
Google News