29/03/2024 06:01:02

18/07/2019 11:30:00

Pesquisadores de todo o mundo participam de conferência sobre tecnologias em Maceió


Pesquisadores de todo o mundo participam de conferência sobre tecnologias em Maceió

Esta semana Maceió recebe a 19ª International Conference on Advanced Learning Technologies (Icalt), evento que traz célebres pesquisadores da área tecnológica, com estudos acerca da aprendizagem em todo o globo. O objetivo é a produção de dados eficientes e a discussão da inclusão de plataformas e ferramentas educacionais no processo de aprendizagem, abordando questões como gameficação, aplicativos e até mesmo realidade virtual.

Segundo o coordenador do evento, professor do Instituto de Computação da Universidade Federal Alagoas (Ufal) Ig Ibert Bittencourt, esta conferência não seria possível sem o auxílio de seus parceiros. Ele tem organizado diversos eventos em cooperação com outras instituições e pondera que a inclusão alagoana no âmbito da pesquisa nos projeta para um nível internacional de produção.

O professor foi premiado recentemente, sendo o primeiro latino-americano a ganhar uma gratificação de Early Career Researcher Award in Learning Technologies. O prêmio foi concedido pelo Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE), que homenageia jovens pesquisadores que se sobressaem internacionalmente pelo impacto de suas pesquisas no campo de tecnologias para educação.

Em interação com grandes grupos de estudos, os resultados são produtivos, e serão temas dos debates durante toda a semana do evento. Os representantes do IEEE citaram que, apesar do momento de instabilidade vivido em alguns países como o Brasil, é preciso que se encarem os desafios, enfrentando os dilemas da educação.

Para o assessor de intercâmbio internacional  da Ufal, Aruã Lima, trazer um dos encontros científicos internacionais de mais prestígio para Alagoas é relevante para os estudos locais. Ele menciona que nada seria possível sem o afinco e a persistência de Ig Ibert, que promove a interlocução de pesquisadores dentro do estado. O gestor completou convidando os estudiosos visitantes a conhecerem a Ufal, agregando experiências ao evento.

Grande parceira do evento, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), apoia o Icalt através do edital de Auxílio à Organização de Eventos Científicos (AORC) . O evento, que teve início na manhã desta segunda (15), contou com a presença de acadêmicos e gestores do estado e estrangeiros. Representando a Fapeal, a assessora científica de projetos especiais e inovação, Juliana Khalili, frisou que apoiar reuniões científicas de alto nível é uma satisfação para a instituição:

“Desde 2015, através de diversas frentes, a Fapeal vem investindo de forma sistemática em uma estratégia de internacionalização da produção científica alagoana, objetivando alavancar a pós-graduação no Estado”, pontuou a gestora.

A Fapeal concedeu recursos para iniciativas na área de tecnologias educacionais através de seus editais, investindo no potencial da pesquisa alagoana.

“A Fundação tem financiado, direta e indiretamente, diversas ações nessa temática, seja através de programas como o Tecnova AL, que fomentou o desenvolvimento da plataforma educacional Meu Tutor, seja através do apoio à organização de eventos, participação em reuniões científicas no Brasil e no exterior, mobilidade e auxílio à pesquisa”, acrescenta Khalili.

Em 2019, a Fapeal direcionou R$400 mil reais ao edital AORC, para possibilitar a criação de um roteiro de eventos científicos e a consolidação de pesquisas alagoanas. O Icalt é um encontro que está sendo apoiado pela neste âmbito, e recebe agora subsídios com a missão de oportunizar em Alagoas as discussões mais avançadas acerca de inovações tecnológicas ligadas à educação.

O 19º Icalt teve início hoje e segue até a próxima quinta (18), num hotel em Cruz das Almas, na cidade de Maceió. Para quem deseja conhecer mais sobre as temáticas e programação deste ano acesse o link do evento, ou se quiser saber mais sobre os aprovados do programa AORC, acesse o edital no site da Fapeal.

Al1

 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News