26/04/2024 15:40:18

Saúde
17/07/2019 08:30:00

Secretaria de Saúde de Maceió realiza ação de combate às hepatites para pessoas surdas


Secretaria de Saúde de Maceió realiza ação de combate às hepatites para pessoas surdas
Graziela França 
Ascom 

Com o objetivo de levar prevenção e diagnóstico precoce das hepatites a diversos públicos, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma ação de orientação e testagem rápida no Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez (IRES), localizado na Jatiúca, na manhã desta segunda-feira (15).

O evento acontece em alusão ao Julho Amarelo, mês voltado ao combate e prevenção às hepatites virais. “Essa é uma oportunidade de acesso ao diagnóstico de hepatites B e C, Sífilis e HIV para pessoas surdas sem que as mesmas precisem se deslocar a uma unidade de saúde, facilitando o acesso ao serviço”, destacou Teresa Carvalho, gerente do programa Municipal de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais.

Outras ações
Ainda com o intuito de levar a temática para a comunidade, acontecerá no dia 20 uma ação na Unidade de Saúde da Família (USF) Novo Mundo, que contará com as atividades do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Já no dia 23, haverá um seminário para profissionais da área da beleza no Senac, no Poço, além de testagem e aconselhamento. E no dia 27, uma ação levará prevenção e orientação à Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes.

As ações voltadas para o combate, prevenção e diagnóstico precoce das hepatites virais também são intensificadas nas unidades de saúde durante o Julho Amarelo.

Hepatites virais
A hepatite é uma doença extremamente silenciosa e que pode demorar décadas sem manifestar sinais e sintomas, levando o portador da doença a ter um diagnóstico em estágio avançado. Por isso, é importante ter um diagnóstico precoce e fazer o teste, para que possam ser acessados os meios de tratamento do serviço público, que atualmente contam com três locais que fazem parte da linha de cuidados, o Hospital Universitário, o PAM Salgadinho e o Hospital Escola Hélvio Auto.

A vacinação é uma das formas de prevenir a hepatite B, além da realização de testes rápidos. As hepatites mais comuns na região são os tipo A, B e C. “A hepatite A tem relação com a higiene e manipulação de água e alimentos contaminados, associados a outros hábitos, como não lavar as mãos. Já as hepatites B e C podem ser transmitidas sexualmente. Para a B tem vacina, mas a C é tratável e já apresenta 95% de cura”, pontua Teresa.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News