19/04/2024 13:53:24

Geral
14/07/2019 11:30:00

Detran/AL alerta: Guia de Licenciamento é emitida on-line


Detran/AL alerta: Guia de Licenciamento é emitida on-line

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) reforça à população que a guia de licenciamento, popularmente conhecida como “amarelinha”, não é mais enviada pelos Correios para a residência do proprietário do veículo. Desde 2018, a guia passou a ser emitida de forma on-line através do site institucional do órgão (www.detran.al.gov.br).

Para realizar o procedimento, o usuário deverá acessar o site, ir à aba de “Serviços”, “Veículo”, “Guias para Pagamento”, e clicar em “Licenciamento (Amarelinha). Após isso, ele informará os dados solicitados e concluirá a emissão da guia. 

O Detran/AL ressalta ainda que, para o documento chegar em casa, é necessário que o endereço do proprietário esteja atualizado junto à base de dados da autarquia. Caso contrário, o usuário precisará se dirigir ao atendimento do órgão portando Carteira Nacional de Habilitação (CNH), RG, termo de responsabilidade de comprovação de endereço, e CPF (caso não apresente CNH), para atualizar esses dados. 

Considera-se licenciado o veículo cujos pagamentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxas do Detran, seguro obrigatório e multas vinculadas ao veículo estejam regularizados.

O licenciamento é obrigatório, independente do ano do veículo, e a falta dele pode gerar remoção ao pátio, multas e pontos na habilitação. A taxa de licenciamento anual é exigida para todos os veículos. 

Já é Notícia



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 30
Notícias Agora
Google News