16/04/2024 17:33:34

Especial
11/07/2019 08:30:00

Iteral confirma parceria no evento ‘Vamos Subir a Serra’

Projeto encontra-se na terceira edição e contempla uma ampla programação sociocultural e econômica


Iteral confirma parceria no evento ‘Vamos Subir a Serra’

Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) foi procurado nesta terça-feira (9) pelas coordenadoras do projeto Vamos Subir a Serra: Valdice Gomes e Simone Benchimol. No encontro com o diretor presidente Jaime Silva e o gerente de Política Agrária e Fundiária, Severino Araújo, destacou-se a importância do evento que integra o calendário cultural no mês da consciência negra em Alagoas e reúne ativistas, pesquisadores, população em geral, além de turistas.

O projeto encontra-se na terceira edição e ocorrerá no período de 14 a 17 de novembro de 2019. Durante os quatro dias o público terá acesso gratuito ao Espaço Cultural Zumbi dos Palmares – uma tenda de 1.100m2, climatizada, que é instalada na Praça Multieventos na orla da Pajuçara em Maceió, com várias atividades: feira do empreendedor negro e de comunidades quilombolas, espaço de valorização da beleza negra, seminários, debates, palestras e apresentações afroculturais; e no dia 19 de novembro, terá uma programação especial no Parque Memorial Quilombo dos Palmares em União dos Palmares.

A jornalista e coordenadora geral do projeto, Valdice Gomes, explicou que o apoio do Iteral será essencial para fortalecer a participação das comunidades quilombolas no evento, já que possui uma assessoria técnica voltada para esse público. “Neste ano, além do seminário quilombola, pela primeira vez, queremos integrar à feira gastronômica uma Feira da Agricultura Familiar e Quilombola. O Iteral possui uma ampla experiência na realização dessas feiras e queremos dar visibilidade a produção das comunidades com o artesanato e comidas típicas”, citou.

O diretor presidente Jaime Silva destacou que o Iteral tem todo o interesse em participar do projeto, inclusive, orientou a sua equipe para fazer o planejamento quanto à infraestrutura adequada e o número de feirantes necessários; além de organizar uma exposição na Serra da Barriga.

projeto é uma iniciativa do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, entidade do movimento negro de Alagoas, vinculada aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs), e conta com a gestão de Simone Benchimol da RP Eventos. Possui recursos do governo federal, por meio da Fundação Cultural Palmares (FCP), e a parceria da Prefeitura de Maceió sendo representada pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).

Tribuna Hoje


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 24
Notícias Agora
Google News