29/03/2024 05:11:48

30/04/2009 00:00:00

Especiais


Especiais

com aenciaalagoas // renata amorim

Termina nesta quinta-feira (30) o prazo para criadores de bovinos e bubalinos vacinarem seus rebanhos contra a febre aftosa. Estimativas da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) apontam que cerca de 1,2 milhão de animais devem ser vacinados nesta primeira etapa da campanha de 2009.

A vacinação, realizada duas vezes ao ano, em abril e outubro, é obrigatória. Quem deixar de vacinar ou de declarar a vacinação está sujeito a penalidades como multas e proibição de transitar ou vender os animais.
O prazo para declaração da vacina é um pouco maior. Ela deve ser feita no escritório da Adeal no município da propriedade, até o dia 15 de maio.

Nesta etapa da campanha, o Governo do Estado, mais uma vez, auxiliou os pequenos criadores a vacinarem os animais. Foram doadas 165 mil doses de vacinas para produtores que possuem até 10 cabeças de gado.

Durante esta campanha, o governo alcançou ainda uma meta desejada há quase uma década: a mudança de status sanitário animal do Estado, que passou de zona de risco desconhecido para zona de risco médio de febre aftosa. “Para continuarmos avançando é preciso que o produtor, grande parceiro da Adeal nesta conquista, continue vacinando as duas vezes ao ano e sempre movimente os animais acompanhados da GTA (Guia de Trânsito Animal)”, afirma o diretor-presidente da Adeal, Hibernon Cavalcante.
 


Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News