24/04/2024 03:10:40

Saúde
06/07/2019 17:30:00

Saúde recebe medicamento para HIV


Saúde recebe medicamento para HIV

Ascom SMS

compartilhar:

Com o objetivo de disponibilizar mais um dispositivo de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis aos grupos de risco, a Secretaria Municipal de Saúde começou a fornecer a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV no Bloco I do PAM Salgadinho, localizado no Poço.

A PrEP visa prevenir a infecção pelo HIV, caso ocorra exposição ao vírus, consistindo no uso diário de uma pílula que contém dois medicamentos, o tenofovir e a entricitabina, que bloqueiam a infecção pelo HIV. Por este motivo, a PrEP é prescrita às pessoas que tenham maior chance de entrar em contato com o HIV, por não usar preservativos nas relações sexuais.

De acordo com Géssyka Mello, coordenadora do Bloco I do PAM Salgadinho, a profilaxia pré-exposição é destinada para segmentos prioritários, determinados pelo Ministério da Saúde. “A PrEP é voltada para pessoas que estão mais propensas até pelo histórico estatístico do país, como gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), pessoas trans, trabalhadores(as) do sexo e parcerias sorodiferentes – quando uma pessoa está infectada pelo HIV e a outra não, mas nem todos os integrantes desses grupos estão aptos para tomar a medicação”, conta.

Fluxo da medicação

Para ter acesso à PrEP o paciente não precisa de encaminhamento, mas é necessário passar por um fluxo para saber se ele se encaixa nos grupos atendidos.

“A pessoa teve conhecimento da PrEP, se interessou e quer de livre e espontânea vontade iniciar a utilização do medicamento, vem aqui no nosso Centro de Testagem e Aconselhamento, no Bloco I, do PAM Salgadinho. A partir daí, vai passar por um profissional, que chamamos de aconselhador, para que eles conversem. Faz a triagem e sabe se é uma pessoa que está nos critérios”, explica a coordenadora, lembrando que o usuário realiza também o teste rápido, para saber se esse paciente é HIV positivo ou não.

“Caso passe pelo aconselhador e ele mantenha a decisão pela PrEP, ele vai ser marcado para um infectologista, que vai passar alguns exames primordiais para iniciar a PrEP. Apresentando um resultado que mostre que está tudo bem, vai ser prescrita a profilaxia”, pontua Géssyka.

No início do tratamento, o paciente volta com um mês à unidade para avaliar adesão e efeito adverso. Neste momento, ele passa pelo médico e também pelo aconselhador e realiza novamente o teste rápido. “Estando tudo bem, ele volta a cada três meses para consulta e prescrição do medicamento. A decisão de parar é do indivíduo ou se o profissional perceber que ele não está aderindo”, completa Géssyka.

Para ter acesso ao fluxo que leva à prescrição do medicamento ou ter mais informações, basta o usuário, integrante dos grupos prioritários, comparecer ao Bloco I, do PAM Salgadinho, no turno da manhã ou da tarde.

Primeira Edição



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News