26/04/2024 16:13:51

Maceió
05/07/2019 12:30:00

Moradores relatam abalo no solo do Pinheiro próximo a área da Braskem


Moradores relatam abalo no solo do Pinheiro próximo a área da Braskem
Ladeira do Salgema

Moradores de uma região conhecida como "ladeira da sal-gema", entre os bairros Pinheiro e Mutange, relataram um tremor de terra no começo da tarde desta quinta-feira, 04. Segundo Arnaldo Manoel, presidente da Associação dos Moradores do Mutange, o tremor teria ocorrido por volta das 13h30, nas proximidades do chamado Campo da Salgema, na área do bairro do Pinheiro, numa área de acesso ao bairro vizinho do Mutange.

O TNH1 checou no site do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e não constatou nenhum registro de abalo císmico na região de Maceió. O Observatório Sismológico da Universidade Federal de Brasília (UNB) também não registrou tremor de terra em Maceió, nesta quinta-feira, 4, segundo a repórter da TV Pajuçara em Brasília, Karolina Lustosa. 

O local fica na área onde há atividade da Braskem. A empresa afirma que não há extração de sal-gema na área (leia nota no final da matéria), mas as máquinas no local onde os moradores sentiram o tremos seriam de terraplanagem (foto). 

 

O bairro enfrenta instabilidade no solo desde março de 2018 quando um primeiro tremor foi registrado. 

DEFESA CIVIL

A Coordenação Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec)  foi acionada e foi no local, e acredita que o maquinário pode ter provocado o tremor, como desconfiam os moradores. A máquina começou a ser utilizada no local nesta quinta-feira, 04.

 

Por meio de nota, a Defesa Civil de Maceió também disse que solicitou informações oficiais da Rede Sismológica Nacional para identificar se houve movimento de solo. Lei a nota na íntegra: "A Coordenação Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) informa que esteve no local onde a população sentiu uma vibração no solo, possivelmente causada pela passagem de um rolo compactador, sem aparentes danos nas edificações. A Defesa Civil solicitou informações oficiais da Rede Sismológica Nacional para identificar se houve movimento de solo no horário informado pelos moradores do Mutange.
O órgão municipal continua monitorando a área e orienta a população a acionar a Defesa Civil através do telefone 0800 030 6205 em caso de anormalidade
".

BRASKEM

Em nota ao TNH1, a Braskem afirma que não há operação de extração de sal-gema na região. Leia: 

"A Braskem reitera que não há atividade de extração de sal-gema na região do Pinheiro, Mutange e Bebedouro. Ao que tudo indica, a vibração do solo registrada em uma localidade do Mutange foi causada durante a passagem de uma máquina de rolo compactador, utilizada para nivelar o terreno e garantir o acesso das máquinas de sondagem às minas da Braskem. Esta leve vibração ocorreria em qualquer outro local e não representa riscos para a comunidade. A Braskem reforça que este trabalho é necessário para a conclusão dos estudos de sonar, considerados fundamentais para esclarecer as causas dos problemas registrados na região do Pinheiro.". 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News