19/04/2024 15:36:47

28/04/2009 00:00:00

Municipíos


Municipíos

com agênciaalagoas // lúcia rocha

O governador Teotonio Vilela Filho e o secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta, inauguraram na segunda-feira (27), em Penedo, a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), dando início à descentralização do serviço pelo interior do Estado. A idéia, segundo o secretário Herbert Motta, é criar uma rede oficial de urgência, implantando uma base do Samu em cada uma das microrregiões de saúde do Estado, de forma a atender com eficiência e qualidade à população dos 102 municípios alagoanos.

“A chegada do Samu aos treze municípios é a garantia de um atendimento pré-hospitalar de excelência a todo cidadão alagoano. Queremos preservar suas vidas e evitar sofrimento e gastos desnecessários”, disse o governador, que vem anunciando uma série de ações para fortalecer as ações de saúde nos municípios, como a construção e a reforma de unidades básicas de saúde, aquisição de equipamentos e aumento do recurso para custeio das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF).

“Cada município sede de microrregião de saúde terá uma base descentralizada, com uma viatura de unidade de suporte básico (USB) do Samu. Com isso, estamos aproximando os serviços da população”, ressaltou o secretário Herbert Motta, ressaltando que o objetivo é oferecer atendimento pré-hospitalar móvel de urgência que esteja presente a cada 30 quilômetros.

Motta avalia que as ações de saúde disponibilizadas aos alagoanos revelam o compromisso do governo em ampliar os serviços de saúde e melhorar a assistência. “O governo quer humanizar o atendimento ao alagoano de forma digna e eficiente. O paciente será levado ao hospital de referência, de acordo com o grau de complexidade”, completou Motta, lembrando que o serviço atenderá pelo número 192.

Interiorização do Samu — O projeto de descentralização do Samu contempla os municípios de Delmiro Gouveia, Porto Calvo, Viçosa, Coruripe, Santana do Ipanema, Pão de Açúcar, Joaquim Gomes, União dos Palmares, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Penedo. Maceió e Arapiraca já contam com o serviço.

Nesta terça-feira (28), Vilela e Motta inauguram a base descentralizada de Palmeira dos Índios e contemplam o município como o projeto “Ambulância Cidadã”, melhorando o transporte sanitário do usuário SUS, além de anunciar investimentos destinados ao fortalecimento da Atenção Básica e a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
 


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 31
Notícias Agora
Google News