25/04/2024 07:54:56

Geral
04/07/2019 15:00:00

5 razões que explicam por que você não consegue dormir bem à noite


5 razões que explicam por que você não consegue dormir bem à noite
Ilustração

https://www.huffpostbrasil.com

Você passa o dia todo com sono, mas chega a hora de deitar na cama para dormir e simplesmente o cansaço desaparece. Se reconhece nessa situação? Você não é o único. 

No Brasil, cerca de 73 milhões de pessoas têm dificuldades para dormir, de acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS). Muitas vezes, negligenciamos os benefícios do sono porque precisamos estudar mais, trabalhar mais, produzir mais ou simplesmente trocamos o tempo do relaxamento para nos mantermos conectados.

Em outros casos, a insônia é uma doença crônica que pode estar ligada a outros problemas de saúde, como ansiedade, depressão e fortes dores de cabeça. Para boa parte da população, dormir 8 horas por noite é um luxo.

No entanto, a privação do sono não é uma mera inconveniência. Os distúrbios de sono estão associados ao aumento do risco de morte, doenças cardiovasculares, obesidade, hipertensão e intensa fadiga.

Por isso, é preciso prestar atenção nos sinais de alerta que indicam que a situação pode estar se tornando séria. Além de consultar um profissional de saúde, listamos 5 motivos pelos quais você não consegue dormir bem à noite.

1. A cafeína continua no seu organismo 

Evite beber café ou bebidas energéticas pelo menos 4 horas antes de ir dormir. Se você se considera sensível à cafeína, opte por tomar a bebida apenas pela manhã.

2. Você está fazendo exercícios muito tarde

Fazer atividade física é ótimo para a sua saúde, mas, em algos casos, o estímulo pode atrapalhar o seu sono, caso seja realizado muito perto da hora de se deitar. Isso porque o exercício físico estimula o metabolismo e acelera os batimentos cardíacos.

3. Construa um ambiente aconchegante no seu quarto e afaste o celular

Às vezes, tudo o que está faltando para uma boa noite de sono é um quarto mais escurinho, com uma vela aromatizada e um lençol limpo. A luz é altamente estimulante para o nosso corpo, inclusive, as luzes da tela de celular. Evite ficar conectado aos smartphones imediatamente antes de dormir. Quando somos expostos à luminosidade durante a noite, isso afeta a produção de melatonina no nosso organismo.

4. Uma taça de vinho até vai, mas álcool em quantidade elevada afeta o sono

O ideal é evitar o consumo de bebidas alcoólicas até 6 horas antes de dormir. A bebida pode até induzir o sono, mas afeta 100% a qualidade da noite. O álcool tem efeitos diretos nos ciclos do sono, principalmente na fase de sono profundo, o REM.

5. Alergias, espirros, coceira...

Situações comuns de alergia, como o nariz entupido e os olhos lacrimejando, afetam a qualidade do seu sono. De acordo com estudos, pelo menos 59% das pessoas com alergias respiratórias enfrentam dificuldades na hora de dormir.

Uma das melhores maneiras de diminuir esses efeitos é manter limpos o quarto e a roupa de cama. Tomar um banho imediatamente antes de deitar no colchão também ajuda.  



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News